Portos agarram “oportunidade” das eólicas no mar e já registam interessadospremium

A ambição de multiplicar os projetos de energia eólica pela costa portuguesa pede um papel ativo dos portos, que estão a preparar-se para acolher uma nova indústria.

As eólicas estão a fazer o seu caminho rumo ao mar, e vão ter de passar pelos portos.Em Portugal, os gestores dos portos já estão a ser contactados pela indústria do setor, que quer vir a instalar-se nas suas áreas, numa altura em que se aguarda por um leilão que distribua vários projetos pelas águas nacionais. 6,5 mil milhões de euros é o investimento que a WindEurope, uma associação do setor, estima ser necessário para que os portos europeus se modernizem, de forma a darem a sua contribuição para o alcance das metas energéticas do Velho Continente de braço dado com a indústria eólica offshore. Um investimento que poderia ser recuperado em cinco anos, aponta a mesma entidade. “ Isso apresenta tanto um desafio quanto uma oportunidade para o setor portuário português”, lê-se no

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.