Governo reforça verbas para o Fundo de Apoio ao Turismo e ao Cinema

Pela primeira vez este ano, fundo esgotou "rapidamente" a dotação alocada com os primeiros 19 projetos de um total de 50 candidaturas.

O Governo vai reforçar as verbas do Fundo de Apoio ao Turismo e ao Cinema (FATC) para “fazer face à enorme procura de Portugal como destino de filmagens”, refere o Ministério da Cultura, em comunicado enviado esta sexta-feira.

O ministro da Cultura anunciou esta quinta-feira um reforço de verbas destinadas ao FATC, que pela primeira vez este ano esgotou “rapidamente” a dotação alocada com os primeiros 19 projetos de um total de 50 candidaturas. Este fundo existe desde 2018 e já apoiou mais de 130 projetos com cerca de 46 milhões de euros, correspondendo a um investimento global em Portugal de 171 milhões de euros.

Em declarações aos jornalistas, Pedro Adão e Silva referiu que “foi surpreendente termo-nos deparado com esta procura, porque quando este sistema de incentivos foi desenhado a expectativa nunca foi a de conseguirmos esgotar a dotação. Estamos a trabalhar numa solução com os ministérios da Economia e das Finanças para o reforço deste fundo“.

“Este aumento da procura de Portugal como destino de filmagens reflete bem o interesse das produtoras em gravar em Portugal e o sucesso da aposta das políticas públicas neste sistema”, notou o ministro, no contexto da vista ao set de rodagem da série totalmente portuguesa, “Rabo de Peixe”, na Tapada de Mafra. Realizada por Augusto Fraga e Patrícia Sequeira e produzida pela Ukbar Filmes para a Netflix.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo reforça verbas para o Fundo de Apoio ao Turismo e ao Cinema

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião