Direto Estónia é o primeiro país da UE a barrar turistas russos

  • ECO
  • 11 Agosto 2022

Mesmo que tenham visto Schengen, cidadãos russos deixam de poder entrar na Estónia. Petróleo russo volta a circular através oleoduto de Druzhba, que atravessa a Ucrânia e serve a Europa Central.

O governo estónio anunciou hoje que vai deixar de aceitar a entrada de cidadãos russos, mesmo que com visto Schegen, no país no báltico e espera que outros Estados europeus adotem a mesma medida. A Estónia decidiu não aceitar mais pessoas da Rússia, que são titulares do Visto Schengen concedido pela Estónia, para entrar no país”, anunciou o ministro dos Negócios Estrangeiros estónio, Urmas Reinsalu.Esta semana, a Estónia, a Letónia e a Finlândia tinham defendido a suspensão da emissão de vistos a turistas russos.

Em outras notícias, acompanhadas em direto por este live, a empresa russa Transneft retomou os fluxos de petróleo através do braço sul do oleoduto de Druzhba, que serve vários países da Europa Central, depois de a Mol, a maior refinadora da Hungria, ter pago a tarifa de trânsito, que estava em falta da parte da Rússia.

Numa declaração na quarta-feira, a refinaria húngara confirmou que a Eslováquia começou a receber petróleo bruto russo através da infraestrutura que atravessa a Ucrânia, enquanto à Hungria a matéria-prima chegará a partir desta quinta-feira. O acordo do pagamento da taxa de trânsito não inclui, no entanto, a República Checa, que também é servida pelo Druzhba.

À Bloomberg, o porta-voz da Transneft, Igor Dyomin, já tinha dito que os fluxos para a parte sul da ligação de Druzhba estavam a recomeçar como planeado. O operador russo recebeu a confirmação da Ucrânia, país-chave de trânsito para as exportações de petróleo, de que estava pronta para retomar o tráfego, disse Dyomin.

O retomar dos fluxos acontece depois de a Rússia ter suspenso a 4 de agosto a exportação de petróleo através da infraestrutura. Em causa estava a impossibilidade por parte da empresa russa exportadora de petróleo de realizar o pagamento de um imposto de trânsito à Ukrtransnafta.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Estónia é o primeiro país da UE a barrar turistas russos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião