Lisboa fecha semana em queda penalizada pela banca e energia

Bolsa de Lisboa encerra a semana com perdas superiores a 1%, penalizadas pelos setores da banca e energia. Apenas 4 cotadas negociaram acima da linha de água. Resto da Europa segue em contraciclo.

A bolsa de Lisboa encerrou a sessão desta sexta-feira com perdas de 1%, em contraciclo com as restantes praças europeias, e contrariando os ganhos de 3% registados no início da sessão.

O PSI caiu 1,04% para os 6.174,35 pontos no fecho desta semana, com apenas quatro cotadas a negociar acima da linha de água: GreenVolt, Altri, Navigator e Sonae. Em contraciclo com a maioria das cotadas da bolsa de Lisboa, a GreenVolt subiu 1,88% para os 9,74 euros, enquanto a Altri avançou 0,89% para os 5,685 euros. Já a Navigator também cresceu 0,73% para 4,118 euros, e a Sonae registou ganhos de 0,10% para os 1,0420 euros.

A penalizar a bolsa portuguesa esteve o BCP, com perdas de 3,89% para os 0,1506 euros, acompanhada pela queda de 2,25% da Galp, para os 10,64 euros. A EDP Renováveis também caiu 1,92%, contrariando a tendência sentida por outras empresas do setor das energias renováveis, como a Greenvolt ou a Altri.

Pelo resto da Europa, o fecho da semana ficou marcado pelo rumo oposto das principais capitais europeias. Enquanto Londres avançou 0,47%, com o FTSE 100 a atingir os 7.500,89 pontos, Frankfurt viu o DAX subir 0,74% para os 13.795,85 pontos. Por sua vez, Paris registou ganhos de 0,10% no CAC 40, para os 4.973,49 pontos, e o europeu Stoxx 600 seguiu em linha com uma valorização de 0,22% para os 441,13 pontos.

Esta sexta-feira também ficou marcada pelas declarações do primeiro-ministro, António Costa, que rejeitam a aplicação de uma sobretaxa sobre os “sobreganhos” dos setores da banca e da eletricidade. No entanto, o primeiro-ministro admitiu “estudar” e “analisar atentamente” a possibilidade de aplicar uma sobretaxa aos “sobreganhos” das petrolíferas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa fecha semana em queda penalizada pela banca e energia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião