Novos créditos ao consumo desaceleram 5,3% em junho

  • Joana Abrantes Gomes
  • 16 Agosto 2022

Crédito ao consumo recuou em junho em todos os segmentos, tanto no número de contratos, como no seu montante. Recuo foi mais expressivo nos novos empréstimos através de cartões e descoberto.

Os bancos emprestaram aos portugueses 653,412 milhões de euros em crédito ao consumo em junho, o que representa um crescimento de 14,5% face há um ano, mas um decréscimo de 5,3% na variação em cadeia, segundo o Banco de Portugal (BdP). O segmento de novos empréstimos através de cartões e descoberto, que absorve o menor montante, registou a maior desaceleração comparativamente a maio, tanto no número como no valor de contratos.

De acordo com os dados provisórios divulgados esta terça-feira pelo BdP sobre a evolução dos novos créditos aos consumidores em junho, o montante dos novos créditos através de cartões e descoberto ascendeu a 99,960 milhões de euros, um decréscimo de 10% face ao mês anterior, enquanto em número de contratos recuou 8,9%, para um total de 68.410.

Já os novos créditos pessoais diminuíram 7,5% em relação a maio, para 309,103 milhões de euros, enquanto os novos empréstimos para compra de automóvel tiveram um recuo ligeiro de 0,1%, para 244,349 milhões de euros.

Em número, os novos créditos pessoais recuaram em junho 6,9% face ao mês anterior, somando 42.032 contratos, os novos empréstimos para compra de automóvel diminuíram 1,9%, para 16.532 contratos, e os novos empréstimos através de cartões e descoberto desaceleraram 11,5%, para um total de 68.410 contratos.

No mês de junho, o número total de novos créditos concedidos aos consumidores decresceu 8,9% na variação em cadeia, mas avançou 6,5% em termos homólogos, para 126.974 contratos.

Deste número total de novos contratos de crédito em junho, 4,8% (contra 4,5% em maio e 3,9% em junho de 2021) foram contratos subvencionados, ou seja, celebrados entre a instituição de crédito e o consumidor, mas em que parte do custo do crédito é suportada por uma entidade terceira (por exemplo, o ponto de venda onde o consumidor adquire o bem financiado). Em proporção do montante total, estes créditos com subvenção representaram 6,2%, contra 6,1% em maio e 7% em junho de 2021.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Novos créditos ao consumo desaceleram 5,3% em junho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião