Mais de 1,3 milhões estavam protegidos por Seguro de Responsabilidade Civil em 2021

  • ECO Seguros
  • 17 Agosto 2022

O estudo BASEF da Marktest indica que quase 15% dos residentes em Portugal tem algum tipo de de seguro de responsabilidade civil.

Segundo o estudo BASEF da empresa de estudos de mercado Marktest 1.342 mil portugueses beneficiaram de um seguro de responsabilidade civil (RC) em 2021, valor que corresponde a 14.9% do universo composto pelos residentes em Portugal com mais de 15 anos.

O seguro RC foi, segundo o BASEF, o que registou maior crescimento relativo em 2019, aumentando 37% de abrangência face aos valores de 2018. Em 2020, tal como a generalidade dos seguros, desceu 7.2%, face ao período anterior.

O ramo engloba muitos seguros obrigatórios em vários nichos de atividade, sendo o RC Exploração, destinado a cobrir danos profissionais, o mais significativo, tendo recolhido, em 2021, metade dos prémios que totalizaram 163 milhões de euros, o que representa um aumento de 10,2% em relação ao período anterior.

As companhias Fidelidade, a Tranquilidade, a AIG Europe, a Allianz Portugal e a Ageas Seguros lideraram o ranking de seguros RC em 2021.

A idade e a classe social são as variáveis que revelam as maiores disparidades entre os resultados do estudo: a faixa etária entre os 45-54 anos regista a maior taxa de posse de seguro RC. Já ao nível de classe social observa-se que a alta e média-alta registam uma taxa de penetração mais de duas vezes superior às média-baixa e baixa.

A quantidade de segurados, no ramo RC, está acima da média entre o sexo masculino, e entre os residentes no Grande Porto, Litoral Centro e Sul.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mais de 1,3 milhões estavam protegidos por Seguro de Responsabilidade Civil em 2021

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião