Produção na construção trava na Europa. Portugal tem das menores descidas

Portugal teve recuo de 0,4 pontos em junho na comparação com o mês anterior. Na zona euro e na UE, descida foi mais significativa em momento de execução do PRR.

A produção na construção diminuiu em junho na zona euro e na União Europeia. O mesmo aconteceu em Portugal, embora em menor dimensão, apesar de já ter arrancado a execução dos planos de recuperação e resiliência no Velho Continente, segundo os dados divulgados nesta quinta-feira pelo Eurostat.

Na zona euro, a produção na construção desceu 1,3 pontos em junho face ao mês anterior, para 110,6 pontos. Foi a quarta queda consecutiva deste indicador. Na União Europeia, o recuo foi de 1,2 pontos, para 113,3 pontos, voltando a terreno negativo, depois da subida de 0,1 pontos em maio.

Portugal seguiu a tendência da União Europeia, com uma descida de 0,4 pontos da produção na construção em junho, para 105,7 pontos; em maio, este indicador tinha ficado inalterado.

Na variação homóloga, o índice da produção na construção na zona euro ficou 0,1 pontos acima de junho de 2021; na União Europeia, ficou 0,6 pontos acima. Em Portugal, a subida foi de 2,7 pontos, acelerando pelo terceiro mês consecutivo.

(Notícia atualizada às 10h35 com dados da variação homóloga)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Produção na construção trava na Europa. Portugal tem das menores descidas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião