Nas notícias lá fora: Trump, petróleo e Lula

  • ECO
  • 19 Agosto 2022

A Apple alertou para graves vulnerabilidades de segurança em iPhones, iPads e Macs, que podem permitir a hackers assumir o controlo total destes dispositivos.

A investigação do Departamento de Justiça norte-americano sobre se o ex-Presidente Donald Trump armazenou ilegalmente registos confidenciais na sua propriedade na Florida ainda está “nas suas fases iniciais”, disse o procurador Jay Bratt. Os países produtores de petróleo do Médio Oriente vão arrecadar receitas extra de 1,3 biliões de dólares (1,28 biliões de euros) nos próximos quatro anos, de acordo com as projeções do FMI. E Lula da Silva continua a liderar as sondagens que le dão 47% das intenções de voto na primeira volta das presidenciais.

Politico

Investigação sobre documentos secretos na propriedade de Trump nas “fases iniciais”

A investigação do Departamento de Justiça norte-americano sobre se o ex-Presidente Donald Trump armazenou ilegalmente registos confidenciais na sua propriedade na Florida ainda está “nas suas fases iniciais”. A revelação de Jay Bratt, um dos principais procuradores de segurança nacional, foi a indicação mais clara até ao momento de que o Departamento de Justiça está a examinar diretamente a conduta de Trump e está a avançar na sua investigação criminal depois de o FBI (polícia federal de investigação) ter apreendido informações classificadas e ultrassecretas durante uma busca à residência do antigo presidente em Mar-a-Lago, na semana passada. Os detalhes sobre a investigação foram divulgados numa audiência em tribunal após várias órgãos de comunicação social pedirem a um juiz federal que tornasse pública a declaração que apoiava o mandado que permitiu que agentes do FBI vasculhassem a propriedade de Trump na Florida. O Governo alega que divulgar a informação comprometeria a investigação.

Leia a notícia completa no Politico (acesso livre, conteúdo em inglês)

Financial Times

Petróleo gera receitas extra de 1,3 biliões para Médio Orienta em quatro anos

Os países produtores de petróleo do Médio Oriente vão arrecadar receitas extra de 1,3 biliões de dólares (1,28 biliões de euros) nos próximos quatro anos. As projeções do FMI destacam que estes países vão beneficiar com o embargo às exportações de petróleo da Rússia, na sequência da invasão à Ucrânia. Os países do Golfo Pérsico também são a sede de alguns dos maiores exportadores de petróleo e de gás, assim como de alguns dos maiores fundos de investimento do mundo.

Leia a notícia completa no Financial Times (acesso pago, conteúdo em inglês)

Globo

Nova sondagem dá vitória a Lula com 47% dos votos na primeira volta

A sondagem da Datafolha divulgada quinta-feira, para a Globo e para a Folha de S.Paulo, mostra o ex-Presidente Lula (PT) com 47% das intenções de voto na primeira volta das eleições presidenciais, seguido pelo atual Chefe de Estado, Jair Bolsonaro (PL), com 32%. Lula manteve o resultado enquanto Bolsonaro avançou três pontos em relação à última pesquisa, feita na última semana de julho, que ainda tinha os nomes de André Janones (Avante) e Luciano Bivar (União Brasil). Em terceiro lugar surge Ciro Gomes (PDT) com 7%; seguido por Simone Tebet (MDB), com 2%; e Vera (PSTU), 1%. A sondagem foi feita entre 16 e 18 de agosto com 5.744 pessoas em 281 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Leia a notícia completa na Globo (acesso livre)

MarketWatch

Apple alerta para graves falhas de segurança em iPhones, iPads e Macs

A Apple alertou para graves vulnerabilidades de segurança em iPhones, iPads e Macs, que podem permitir a hackers assumir o controlo total destes dispositivos. Segundo dois relatórios de segurança da Apple, as falhas de software podem permitir que hackers assumam o controlo total dos dispositivos. A gigante tecnológica sublinhou ainda que está “consciente para a existência de um relatório que indica que este problema pode ter sido ativamente explorado”. Especialistas em segurança aconselharam os utilizadores destes equipamentos a atualizarem os dispositivos afetados: iPhone 6S e modelos posteriores, vários modelos iPad, incluindo de 5.ª geração e posteriores, todos os modelos do iPad Pro e o iPad Air 2 e computadores Mac com MacOS Monterey. As falhas de segurança também afetam alguns modelos de iPod.

Leia a notícia completa no MarketWatch (acesso livre, conteúdo em inglês)

France24

Pyonyang rejeita oferta de apoio económico de Seul em troca de desarmamento

A irmã do líder norte-coreano Kim Jong-un rejeitou uma oferta de ajuda económica da Coreia do Sul em troca da desnuclearização, proposta que apelidou de “cimeira de disparates”. O Presidente sul-coreano, Yoon Suk-yeol, voltou a propor, esta semana, à Coreia do Norte, um pacote de ajuda alimentar, energética e de infraestruturas, em troca do abandono do programa de armas nucleares norte-coreano. A oferta é uma “cimeira do absurdo”, reagiu Kim Yo-jong, irmã de Kim Jong-un. “Quando se pensa que o plano de troca ‘cooperação económica’ pela nossa honra, (as nossas) armas nucleares, é o grande sonho, esperança e plano de Yoon, percebe-se que é realmente simples e ainda pueril”, disse Kim, vice-diretora do departamento de propaganda do partido único norte-coreano.

Leia a notícia completa no France24 (acesso livre, conteúdo em inglês)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nas notícias lá fora: Trump, petróleo e Lula

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião