Wall Street fecha em queda com contração da atividade empresarial

Wall Street fechou com perdas nos principais índices, em reação à queda do índice PMI da S&P Global em agosto. Zoom regista perdas de 13,66% após crescimento de um dígito.

A bolsa de Wall Street encerrou a sessão desta terça-feira em terreno negativo, numa sessão marcada pela contração da atividade empresarial do setor privado dos EUA. O índice PMI da S&P Global caiu para os 45 pontos em julho, com o setor dos serviços a ser particularmente afetado.

Enquanto o índice de referência financeiro S&P 500 recuou 0,22% para os 4.128,72 pontos, o industrial Dow Jones acompanhou a tendência e cedeu 0,47% para os 32.909,59 pontos. Já o tecnológico Nasdaq teve perdas de 0,07%, para os 12.881,789 pontos.

A penalizar as ações do setor tecnológico está o tombo da Zoom Video Communications, com perdas de 16,54% para os 81,32 dólares por ação, sendo a empresa com a maior queda percentual no fecho desta sessão. O desempenho da tecnológica surge após um aumento de 8% na receita da empresa, para o trimestre terminado a 31 de julho, face a igual período de 2021, segundo o The Wall Street Journal. Este resultado ficou 2% abaixo do projetado pela empresa, e foi a primeira vez que a tecnológica registou um crescimento de um dígito.

Já a impulsionar o índice tecnológico, por sua vez, está a Palo Alto Networks, com ganhos de 12,10%, para os 569,51 dólares por ação, após registar um aumento de 27% nas receitas do trimestre até 31 de julho, face ao ano anterior. Adicionalmente, a empresa também dividiu as suas ações em 3 por 1, e expandiu o financiamento do seu programa de recompra de ações para os mil milhões de dólares, avança a Barrons.

A sessão desta terça-feira deu continuidade à volatilidade da sessão anterior, em reflexo das preocupações dos investidores face à próxima sexta-feira. No final desta semana terá lugar em Wyoming, nos EUA, o simpósio económico Jackson Hole, onde se espera que o presidente da Fed, Jerome Powell, se pronuncie relativamente à inflação nos Estados Unidos. Nas últimas minutas, divulgadas pelo banco central norte-americano, foi sinalizada a necessidade de continuar a subir as taxas de juro.

Os investidores também reagiram aos resultados da atividade empresarial do setor privado dos EUA, após este ter contraído pelo segundo mês consecutivo em agosto, sendo o setor dos serviços o mais afetado por uma queda na procura, avançou a Reuters. O índice PMI da S&P Global caiu de 47,7 em julho para 45 este mês, o valor mais baixo desde maio de 2020, sendo que uma leitura abaixo dos 50 representa uma contração na atividade económica.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Wall Street fecha em queda com contração da atividade empresarial

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião