Wall Street abre em terreno misto após economia entrar em recessão técnica

Índice industrial Dow Jones abriu em ligeira baixa, contrariando subidas do S&P 500 e do Nasdaq. Sessão começou minutos após saber-se que economia entrou em recessão técnica.

Wall Street arrancou em terreno misto a sessão desta quinta-feira. O mercado norte-americano abriu portas minutos depois de se saber que a economia entrou em recessão técnica.

O índice tecnológico Nasdaq abriu a subir 0,55%, para 12.499,81 pontos. O índice S&P 500 começou o dia a somar 0,3%, para 4.153,06 pontos. Em sentido contrário, a praça industrial Dow Jones arrancou a sessão a perder 0,03%, para 32.958,13 pontos.

O PIB dos Estados Unidos registou uma contração de 0,6% no segundo trimestre face ao mesmo período de 2021. O desempenho, ainda assim, foi menos negativo do que inicialmente anunciado: na primeira estimativa, divulgada no fim de julho, o recuo do PIB entre abril e junho era de 0,9%, segundo o Departamento do Comércio.

Por ter recuado dois trimestres consecutivos, a economia norte-americana entrou em recessão técnica. O cenário, no entanto, tem sido afastado pela administração norte-americana e por vários economistas, que consideram que a economia não está necessariamente em recessão, tendo outros indicadores mais favoráveis, como a taxa de desemprego, que se mantém muito baixa.

No primeiro trimestre, o PIB norte-americano tinha registado uma contração de 1,6%.

Os investidores também estão à espera do discurso de sexta-feira de Jerome Powell, presidente da Reserva Federal dos Estados Unidos (Fed na sigla original). A intervenção está agendada para as 15 horas de Lisboa e poderá haver novidades sobre o início da retirada dos estímulos à economia norte-americana.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Wall Street abre em terreno misto após economia entrar em recessão técnica

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião