Banco de Fomento já enviou a Centeno pedido de avaliação de idoneidade dos novos gestores

Comissão de Auditoria do Banco Português de Fomento (BPF) já enviou ao Banco de Portugal documentos que permitem começar avaliação de fit & proper dos novos nomes para o Conselho de Administração.

A Comissão de Auditoria do Banco de Fomento já enviou para o Banco de Portugal a documentação para dar início ao processo de fit & proper do novo Conselho de Administração da instituição, apurou o ECO. O board terá Celeste Hagatong como presidente do Conselho de Administração e Ana Carvalho como presidente executiva.

Foi há pouco mais de um mês que o Ministério da Economia anunciou a escolha destes novos nomes, que ocupam, atualmente, os cargos de presidente e administradora executiva da seguradora de crédito Cosec, respetivamente.

Mas a escolha das gestoras ainda tem de passar pela avaliação de idoneidade do Banco de Portugal, um processo de avaliação e pela intervenção da Comissão de Auditoria do Banco Português de Fomento, “para, no respeito escrupuloso pelos procedimentos em vigor, a nomeação ser efetuada em assembleia geral assim que estiverem criadas as condições para tal”, explicou o ministro da Economia na altura.

O dossiê estava nas mãos da comissão de auditoria do Banco de Fomento, tinha confirmado a própria ao ECO na semana passada. Mas, entretanto, a documentação já foi enviada para o supervisor liderado por Mário Centeno, um passo essencial para que os novos nomes assumam a liderança da instituição.

Celeste Hagatong irá ocupar um cargo que está vago desde sempre, porque a contratação de Vítor Fernandes nunca chegou a acontecer dado o seu envolvimento na Operação Cartão Vermelho – o Ministério Público alega que o antigo administrador do Novo Banco terá favorecido Luís Filipe Vieira na dívida de 54 milhões de euros da Imosteps, nomeadamente ao dar informações sobre o processo de venda da dívida –, apesar de até ter passado pelo crivo do Banco de Portugal. Ana Carvalho irá substituir a atual CEO, Beatriz Freitas, que também acumula as funções de presidente do Conselho de Administração.

No final de julho, o ministro António Costa Silva explicava que Beatriz Freitas iria “terminar o seu mandato” e que “os restantes membros da Comissão executiva do Banco” – Tiago Simões de Almeida, Rui Dias e Susana Bernardo – “se mantêm em funções”.

O ECO contactou o Banco de Portugal, que não avançou mais detalhes, estando a aguardar esclarecimentos por parte do Banco de Fomento.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Banco de Fomento já enviou a Centeno pedido de avaliação de idoneidade dos novos gestores

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião