Direto Europa evitou por pouco um “desastre radioativo”, diz Zelensky

Presidente ucraniano alerta para os riscos da situação que se viveu na central de Zaporijia, que foi temporariamente desconectada da rede elétrica.

O presidente da Ucrânia disse que a Europa evitou por pouco um “desastre radioativo”, após a central nuclear de Zaporijia, ocupada pela Rússia, ter sido temporariamente desconectada da rede elétrica. Geradores de segurança foram capazes de garantir o abastecimento depois que de bombardeamentos russos terem provocado um incêndio numa estação de energia próxima, adiantou Volodymyr Zelensky.

Já um oficial russo culpou as forças ucranianas pelo incêndio. O órgão de vigilância nuclear da ONU disse que a possibilidade de os funcionários irem visitar a central nuclear e avaliar a situação estava muito próxima.

A guerra continua também a afetar os preços da energia, com o diretor do regulador de energia do Reino Unido, Ofgem, a culpar a Rússia por aumentar os preços. O líder da Ofgem disse que os preços do gás no inverno eram 15 vezes mais altos do que o normal, e eram equivalentes a pagar 400 a 500 libras para abastecer um carro com gasolina, em declarações citadas pelo The Guardian.

Já o embaixador da Alemanha no Reino Unido sinalizou que a Alemanha está a enfrentar desafios semelhantes aos do Reino Unido, enquanto Vladimir Putin “testa a determinação” das nações ocidentais.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Europa evitou por pouco um “desastre radioativo”, diz Zelensky

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião