Administração do Novobanco já tem “luz verde” dos reguladores

Novobanco comunicou aos mercados que o próximo Conselho de Administração, liderado por Mark Bourke, recebeu as necessárias "autorizações das entidades reguladoras competentes".

O próximo Conselho de Administração Executivo do Novobanco, com um mandato de quatro anos, já recebeu as necessárias “autorizações das entidades reguladoras competentes”, informou a empresa esta sexta-feira, num comunicado divulgado através da CMVM. A equipa é liderada por Mark Bourke e composta por sete elementos no total.

Este é o board do Novobanco:

  • Mark Bourke – Chief Executive Officer (CEO)
  • Leigh Bartlett – Chief Financial Officer (CFO)
  • Luis Ribeiro – Chief Commercial Officer Retail (CCOR)
  • Andrés Baltar – Chief Commercial Officer Corporate (CCOC)
  • Luísa Soares da Silva – Chief Legal Compliance Officer (CLCO)
  • Carlos Brandão – Chief Risk Officer (CRO)
  • Rui Fontes – Chief Credit Officer (CCO)

O novo Conselho de Administração vai assumir funções no quadriénio 2022-2025, recorda o Novobanco, sendo que estas alterações surgem depois de António Ramalho, até aqui o CEO, ter anunciado estar de saída da empresa no final de julho, um mandato marcado pela reestruturação do balanço do banco e pelos sucessivos pedidos de capital junto do Fundo de Resolução, ao abrigo da garantia pública negociado entre o Governo e o Lone Star, de 3,9 mil milhões de euros. Ao fim de seis anos, o gestor levou o banco de regresso aos lucros, mas a sua gestão foi também pontuada por episódios que desgastaram a sua gestão, como o caso Benfica e Luís Filipe Vieira e os prémios de gestão.

Como noticiou o ECO em maio, Mark Bourke era o administrador financeiro do Novobanco e foi o nome escolhido pelos americanos da Lone Star para substituir Ramalho. Mas há mais novidades no novo Conselho de Administração.

Leigh Bartlett será o CFO (ocupando o lugar do responsável irlandês) e Carlos Brandão, ex-presidente do Barclays Portugal e Bankinter Portugal e que foi o porta-voz do banco na comissão parlamentar de inquérito, é promovido a administrador com o pelouro do risco.

Carlos Brandão ficará com o pelouro que estava, até então, nas mãos de Rui Fonte. E este ficará responsável pelo novo cargo de Chief Credit Officer. Além de Rui Fonte, também os administradores Luís Ribeiro, Andrés Baltar e Luísa Soares da Silva continuam na administração para o novo mandato até 2025.

As decisões foram tomadas pelo Conselho Geral e Supervisão (CGS) do Novobanco, onde o Lone Star, que detém 75% do banco, está representado.

(Notícia atualizada pela última vez às 8h37)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Administração do Novobanco já tem “luz verde” dos reguladores

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião