Lone Star indica Mark Bourke para CEO do Novobanco

Mark Bourke, atual administrador financeiro, é o nome proposto pelo acionista americano para substituir António Ramalho à frente do Novobanco. Há mais novidades no novo conselho de administração.

Apresentação de resultados anuais de 2021 do Novo Banco - 09MAR22
António Ramalho entre os administradores Luísa Soares da Silva e Mark Bourke, este último escolhido para próximo CEO.Hugo Amaral/ECO

Mark Bourke, atual administrador financeiro do Novobanco, é o nome escolhido pelos americanos da Lone Star para substituir António Ramalho na liderança do banco. Mas há mais novidades no novo conselho de administração que aumenta para sete membros e cujos nomes já foram submetidos para avaliação de idoneidade pelos reguladores para poderem iniciarem funções.

Leigh Bartlett será o CFO (ocupando o lugar do responsável irlandês) e Carlos Brandão, ex-presidente do Barclays Portugal e Bankinter Portugal e que foi o porta-voz do banco na comissão parlamentar de inquérito, é promovido a administrador com o pelouro do risco.

Carlos Brandão ficará com o pelouro que está atualmente nas mãos de Rui Fonte e este ficará responsável pelo novo cargo de Chief Credit Officer. Além de Rui Fonte, também os administradores Luís Ribeiro, Andrés Baltar e Luísa Soares da Silva continuam na administração para o novo mandato até 2025.

As decisões foram tomadas pelo Conselho Geral e Supervisão (CGS) do Novobanco, onde o Lone Star, que detém 75% do banco, está representado.

Mark Bourke é o “candidato ideal com mais de 20 anos de experiência como administrador executivo (em funções de CEO e de CFO) em instituições financeiras reguladas”, considerou o CGS em comunicado enviado esta quinta-feira ao mercado e onde dá conta das mudanças.

Além disso, o gestor irlandês tem “experiência e conhecimento significativo do mercado e sistema bancário português, adquiridos como CFO nos últimos três anos do Novobanco” e tem “as competências e experiência necessárias para liderar o banco na próxima fase de desenvolvimento”, acrescenta.

Em relação a Leigh Bartlett, é o atual CEO do britânico Masthaven Bank, tendo passado pelo Royal Bank of Scotland, com o banco português a salientar que se trata de “um CFO de elevado renome, com o seu conhecimento, perícia e experiência de mais de 15 anos na indústria de serviços financeiros”.

As mudanças na administração do banco surgem na sequência do pedido de saída de António Ramalho da liderança da instituição financeira, anunciado há cerca de um mês e que está previsto que ocorra em agosto. Ramalho sai debaixo de fogo depois das polémicas relacionadas com Luís Filipe Vieira e com os pedidos de capital junto do Fundo de Resolução.

O CGS diz que já submeteu toda a informação relevante da nova administração ao Banco de Portugal e ao Banco Central Europeu para aprovação.

A equipa liderada por Mark Bourke iniciará um novo mandato até 2025, não havendo continuidade do atual mandato iniciado por Ramalho. “Por existirem dois novos membros do conselho de administração executivo e pelo facto de as funções e responsabilidades de dois atuais membros mudarem substancialmente, deveria existir um novo mandato de quatro anos”, justificou o CGS.

O Novobanco acabou de anunciar lucros de 142,7 milhões de euros no primeiro trimestre do ano, o dobro do que tinha registado no mesmo período do ano passado. Além do Lone Star, que é acionista maioritário, o banco é detido pelo Fundo de Resolução (23,4%) e diretamente pelo Estado (através da DGTF, que tem 1,6%).

(Notícia atualizada às 8h37)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lone Star indica Mark Bourke para CEO do Novobanco

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião