Fatura do gás da Galp vai subir em média 8 euros em outubro

Depois da EDP e da Goldenergy, a Galp avança com um aumento da fatura de oito euros para o escalão mais representativo de clientes.

A Galp concretizou esta terça-feira quais os aumentos que se vão verificar nas respetivas ofertas de gás natural, depois de ter confirmado que planeia subir preços em outubro. Segundo o comunicado, a partir de 1 de outubro, os clientes vão sentir um aumento, o qual rondará “os 8 euros para o escalão mais representativo de clientes da Galp”.

“Face à volatilidade do mercado e ao respetivo aumento do custo do gás, a Galp irá proceder a uma atualização do preço final de gás natural no dia 1 de outubro. O novo preço reflete o aumento do respetivo custo de aquisição em linha com a evolução do preço deste produto no mercado internacional“, lê-se no comunicado divulgado esta tarde pela petrolífera.

A empresa liderada por Andy Brown diz reconhecer “o impacto que o atual contexto do mercado está a provocar na fatura dos seus clientes” e recorda que a oferta integrada que a Galp coloca à disposição “permite níveis de poupança mensais que contribuem para compensar os aumentos agora anunciados”.

O esclarecimento da Galp chega depois de já ter comunicado que “face à volatilidade do mercado e ao respetivo aumento do custo do gás, a Galp confirma que irá proceder a um aumento dos preços do gás em outubro”. Um anúncio que se seguiu à informação por parte da EDP Comercial de as respetivas faturas do gás natural vão encarecer, em média, 30 euros, durante o último trimestre do ano, e da Goldenergy, que vai subir as mesmas faturas, em média, 10 euros – considerando clientes residenciais e pequenos negócios -, uma subida que desce para uma média de seis euros considerados apenas os clientes residenciais.

Em reação às atualizações avançadas por estas empresas, o Governo avançou uma medida de apoio aos consumidores, que disse já estar em preparação mesmo antes de serem divulgados os aumentos. O Executivo socialista indicou que vai voltar a permitir o acesso ao mercado regulado do gás natural por parte da generalidade dos consumidores – famílias e pequenos negócios –, de forma a que estes tenham a possibilidade de aderirem a uma alternativa mais barata: a mudança para o mercado regulado pode poupar cerca de 65% às famílias, calcula o Governo.

(Notícia atualizada às 17h28)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fatura do gás da Galp vai subir em média 8 euros em outubro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião