Campanha de vacinação contra a Covid-19 arranca a 7 de setembro. Estas são as pessoas prioritárias

Campanha de vacinação contra a Covid-19, para o outono e o inverno, arranca no dia 7 com prioridade às pessoas com 80 ou mais anos de idade e pessoas com doenças.

A campanha de vacinação contra a Covid-19 para o outono e o inverno irá arrancar já na próxima quarta-feira, 7 de setembro, e irá dar prioridade às pessoas com 80 ou mais anos de idade, e pessoas com doenças, anunciou Graça Freitas, diretora-geral da Direção Geral de Saúde (DGS), esta sexta-feira em conferência de imprensa.

A campanha de vacinação contra a Covid-19 irá, depois, dar prioridade aos grupos de pessoas com 60 ou mais anos, aos residentes em lares de idosos e pessoas na rede nacional de cuidados continuados. A seguir, poderão ser vacinadas as crianças com 12 ou mais anos de idade com patologias de risco, as grávidas com 18 ou mais anos de idade e com doença, bem como os profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados.

Em paralelo, também se inicia a 7 de setembro a campanha de vacinação contra a gripe, onde será dada prioridade às pessoas com 65 ou mais anos, aos residentes em lares de idosos e pessoas na rede nacional de cuidados continuados. De igual modo poderão também ser vacinadas as crianças com 6 ou mais meses de idade, grávidas sem limite de idade, profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados.

A DGS recomenda a vacinação em coadministração, sendo dada a oportunidade de vacinação em braços distintos. A Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, garante que misturar ambas as vacinas é seguro e efetivo.

Nesta nova campanha de vacinação serão utilizadas as vacinas adaptadas contra a Covid-19, aprovadas na passada quinta-feira pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA – sigla inglesa). As vacinas em causa garantem proteção contra a estirpe original da Covid-19, bem como a variante ómicron. As pessoas elegíveis irão fazer apenas a dose atual, independentemente das doses de reforço anteriores. Isto é, Graça Freitas esclarece que após as duas doses iniciais, “basta o reforço sazonal”.

No entanto, mantém-se a prioridade para quem não fez o esquema vacinal primário, ou quem nunca fez um reforço.

Para as pessoas que ainda não receberam as duas doses iniciais contra a Covid-19, as únicas vacinas aprovadas serão as originais, avançou Graça Freitas. A vacinação sazonal contra a Covid-19 será administrada com 3 meses de intervalo desde a última dose ou infeção. No que diz respeito à vacinação contra a gripe, será usada pela primeira vez uma vacina de “dose elevada” nas pessoas mais vulneráveis.

As convocatórias para ambas as vacinas irão seguir os mesmos mecanismos utilizados anteriormente, devendo as pessoas aguardar pelo contacto da autoridade de saúde. Estão previstos 397 pontos de vacinação, com uma capacidade semanal de 280 mil pessoas, dos quais dois terços estarão em centros de saúde, e os restantes em centros de vacinação mais pequenos.

No arranque desta nova campanha de vacinação, serão chamadas 3 milhões de pessoas ao longo de um período de 100 dias, com a campanha a terminar a 17 de dezembro. As vacinas contra a Covid-19 chegam a Portugal a 6 de setembro, sendo que no dia 7 a vacinação será limitada aos centros de Braga, Gondomar, Aveiro, Pombal, Amadora, Cascais, Ajuda, Carnaxide, Mafra, Évora e Tavira. No dia 8 de setembro, o processo generaliza-se a todo o dispositivo, avançou o Coordenador do Núcleo de Coordenação de Apoio ao Ministério da Saúde (NCAMS), Coronel Carlos Penha-Gonçalves.

(notícia atualizada às 16h)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Campanha de vacinação contra a Covid-19 arranca a 7 de setembro. Estas são as pessoas prioritárias

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião