Lisboa contraria Europa na nona sessão consecutiva de perdas. Grupo EDP cai mais de 1%

A bolsa portuguesa caminha para a nona sessão seguida de perdas, em contraciclo com a Europa. A pressionar o índice de referência nacional estão, sobretudo, as cotadas do grupo EDP.

A bolsa de Lisboa arrancou esta sexta-feira em terreno negativo, em contraciclo com a Europa, caminhando para a nona sessão consecutiva de perdas. A pressionar o índice de referência nacional estão as quedas do grupo EDP e da GreenVolt.

Pela Europa, o Stoxx 600 avança 0,6%, enquanto o alemão DAX sobe 1%, o francês CAC-40 valoriza 0,3% e o britânico FSTE 100 soma 0,3%, a par com o espanhol IBEX-35. Lisboa contraria a tendência da generalidade das praças europeias, com o PSI a ceder 0,46%, para 5.934,49 pontos, caminhando para a nona sessão consecutiva de perdas.

A pressionar o índice de referência nacional estão, sobretudo, as cotadas do grupo EDP. As ações da elétrica recuam 1,32% para 4,702 euros por ação, ao passo que a subsidiária EDP Renováveis desvaloriza 1,12%, para 23,75 euros. Ainda pelo setor energético, a GreenVolt cede 1,16%, para 9,40 euros.

EDP pressiona Lisboa

Entre os “pesos pesados” do PSI, nota negativa para a Nos e para os CTT. A empresa de telecomunicações recua 0,16% para 3,708 euros, enquanto os Correios desvalorizam 0,31%.

A Navigator recua 0,41%, para 3,894 euros, enquanto a Semapa perde 1,38%, para 14,30 euros.

Em contraciclo, e a evitar quedas mais expressivas do índice de referência nacional, estão a Galp Energia e a Mota-Engil. Os títulos da petrolífera portuguesa avançam 0,52%, para 10,71 euros, beneficiando da subida de cotações de petróleo nos mercados internacionais. Já as ações da construtora avançam 0,50%, após ter anunciado lucros de 12 milhões de euros no primeiro semestre.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa contraria Europa na nona sessão consecutiva de perdas. Grupo EDP cai mais de 1%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião