Hoje nas notícias: Crédito à habitação, gás e novo aeroporto
Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.
Subida das Euribor pode obrigar famílias a reestruturar os créditos à habitação devido a aumentos de centenas de euros. Bastonária dos contabilistas defende que pagar cheque de 125 euros aos portugueses terá impacto, mas não chega. Investimento em logística bate recorde. Apoio até dois milhões de euros no gás abrange meia centena grandes empresas.
Prestação da casa arrisca subir mais de 100 euros nos créditos mais altos
A subida das taxas Euribor, e correspondente aumento das prestações associadas ao crédito à habitação, pode obrigar as famílias a recorrer à reestruturação dos créditos. Os aumentos podem chegar às centenas de euros por mês, sendo que as Euribor têm subido de forma mais acentuada no prazo a 12 meses. A tendência será de novos aumentos. Um empréstimo de 150 mil euros, num prazo de 30 anos, associado à Euribor a 12 meses, e com um spread de 1%, irá passar de 448,9 para 573,20 euros, uma subida de 124,37 euros.
Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).
Cheque de 125 irá ter impacto, mas não chega, defende bastonária dos contabilistas
A bastonária dos contabilistas, Paula Franco, entende que pagar 125 euros irá ter um impacto nas famílias, visto haver um grande número de portugueses que não tem esse valor no fim do mês, mas avança que as medidas anunciadas pelo Governo não chegam, pelo que o Executivo tem de pensar noutras medidas no futuro. O Estado pode ainda contribuir para o aumento dos salários médios através de um mecanismo que isente acréscimos salariais do pagamento de contribuições, defendeu a bastonária numa entrevista ao Público.
Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).
Investimento em logística em Portugal bate recordes
O investimento no imobiliário de logística tem vindo a subir desde o início do ano e já está a bater recordes, ultrapassando os valores pré-pandemia, segundo os dados de várias consultoras imobiliárias recolhidos pelo Jornal de Negócios. Para já, o surto inflacionário parece não assustar os investidores, estando prevista a conclusão de vários negócios até ao final do ano. E há mesmo novos países a entrarem neste mercado. No entanto, no final do ano, há risco de abrandamento por causa da subida dos preços.
Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).
Apoio à indústria intensiva em gás pode abranger até 50 grandes empresas
As empresas intensivas em gás poderão receber um apoio de até dois milhões de euros, ficando abrangidas até 50 grandes empresas em Portugal, avança esta segunda-feira o Negócios. A medida ainda será alvo de debate com a Comissão Europeia, mas faz parte dos apoios às empresas preparados pelo Governo, através do programa Apoiar Indústrias Intensivas em Gás, já em vigor. Os setores em questão dirão respeito a empresas nas áreas da cerâmica, vidro, siderurgia, papel e alguns têxteis.
Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).
Engenheiros querem Alverca na avaliação estratégica para aeroporto em Lisboa
Um grupo de engenheiros recuperou a proposta de Alverca como aeroporto complementar ao da Portela e pretende que a localização na margem norte do rio Tejo seja incluído na avaliação ambiental estratégica. A proximidade da A1 e da Linha do Norte são argumentos que suportam a localização. Esta opção pode juntar-se à proposta de Santarém como potenciais localizações para um aeroporto complementar ao Humberto Delgado.
Leia a notícia completa na CNN Portugal (acesso livre).
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Hoje nas notícias: Crédito à habitação, gás e novo aeroporto
{{ noCommentsLabel }}