Mobilidade elétrica em risco face ao aumento dos preços da eletricidade

  • Capital Verde
  • 12 Setembro 2022

Aumento dos custos da eletricidade, das matérias-primas e a perda de rendimento são os principais fatores que podem por em risco a sustentabilidade desta indústria na Alemanha.

O aumento dos custos energéticos poderá pôr em causa o futuro da industria dos automóves elétricos, alerta o setor na Alemanha.

Segundo a notícia avançada pelo The Guardian, esta segunda-feira, a subida nos preços da eletricidade, bem como dos custos e a disponibilidade de matérias-primas, a escassez de peças (como semicondutores) e a redução generalizada dos rendimentos dos consumidores, devido à inflação, estão a ter um impacto considerável na produção e vendas de carros a bateria. E, se a tendência continuar, poderá arrefecer, também, o interesse dos investidores no setor (nomeadamente, na inauguração de mais postos de recarregamento) tornando os carros elétricos menos atrativos — uma realidade contrária ao que se tem assistido na Alemanha, até então.

À publicação britânica, Stefan Bratzel, responsável pelo Centro de Gestão Automotiva (CAM) na Alemanha, refere que “o boom do preço da eletricidade pode comprometer a transição de veículos”, sublinhando que “se os carros elétricos ficarem mais caros de usar, o aumento da mobilidade elétrica corre o risco de entrar em colapso, porque quase ninguém vai querer comprar um carro elétrico”.

Segundo o The Guardian, os proprietários de carros elétricos assistiram nos últimos meses a um aumento de cerca de 10% nos custos de carregamento. Allego, uma das maiores operadoras de estações de carregamento da Alemanha, aumentou os preços no início deste mês de 43 cêntimos por quilowatt-hora para 47 cêntimos. Já o carregamento rápido aumentou de 65 para 70 cêntimos por quilowatt-hora, enquanto o carregamento ultra-rápido subiu de 68 cêntimos para 75 cêntimos por quilowatt-hora.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mobilidade elétrica em risco face ao aumento dos preços da eletricidade

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião