Portugal mantém-se como o quarto país europeu com maior incorporação de renováveis na eletricidade

Mais de metade da eletricidade gerada em Portugal até agosto foi proveniente de energias renováveis. Só Noruega, Áustria e Dinamarca produziram mais.

Mais de metade da eletricidade gerada em Portugal nos primeiros oito meses do ano foi proveniente de fontes renováveis, fazendo com que Portugal continuasse a representar o quarto país da Europa com maior incorporação renovável na geração de eletricidade, ficando atrás da Noruega, Áustria e Dinamarca, que obtiveram 99,3%, 80,5% e 77,2% da eletricidade, respetivamente, a partir de fontes renováveis.

De acordo com o boletim de eletricidade renovável elaborado pela Associação Portuguesa de Energias Renováveis (APREN), e divulgado esta segunda-feira, em Portugal foram gerados 27.822 gigawatts/hora (GWh) de eletricidade no acumulado dos meses de janeiro a agosto de 2022, dos quais 54,6% foram de origem renovável.

Já no mês de agosto, foram gerados 3.169 GWh de eletricidade, dos quais 46,8 % tiveram origem renovável — menos 10,4% face a agosto de 2021. Esta quebra, explica a APREN, resulta da “diminuição do índice de hidraulicidade, que resultou num decréscimo acentuado da produção hídrica”.

“De salientar ainda que a produção hídrica e a percentagem máxima de armazenamento nas barragens atingiram valores mínimos face ao período homólogo nos últimos 10 anos, o que contribuiu para um aumento da produção por fontes fósseis“, informa o relatório. Em agosto, a incorporação de combustíveis fósseis (gás natural) na geração de eletricidade foi de 49,7%, enquanto entre janeiro e agosto de 2022, esse valor situou-se nos 40,6%.

Mecanismo ibérico gera poupanças de 16,5% no MIBEL

O mecanismo ibérico de limite do preço do gás natural gerou poupanças de 54,5 euros por megawatt/hora (MWh), entre 15 de junho a 31 de agosto, o que equivaleu a uma redução de 16,5% no preço horário médio da eletricidade no Mercado Ibérico de Electricidade (MIBEL) naquele período.

Segundo o boletim, a poupança devido ao limite do preço do gás natural (correspondente à diferença entre o preço sem o mecanismo e o preço com a compensação a pagar à s centrais a gás natural) atingiu um valor máximo de 134,7 euros/MWhc, e um mínimo de 5,62 euros/MWh. Feitas as contas, no total, 34,6 dos 67,8 terawatts/hora produzidos foram sujeitos ao mecanismo de ajuste dos consumidores na Península Ibérica.

Segundo o ministro do Ambiente e da Ação Climática Duarte Cordeiro, em entrevista à RTP3, o Governo estima que os 16% se traduzem em 150 milhões de euros de poupança conseguida pelas empresas cuja fatura da luz se encontra exposta ao mercado grossista da eletricidade, no período em que vigora este mecanismo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal mantém-se como o quarto país europeu com maior incorporação de renováveis na eletricidade

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião