CMVM lança guia digital para atrair mais empresas aos mercados de capitais

Guia do Emitente incentiva empresas a financiarem-se no mercado de capitais, de modo a serem mais resilientes, e CMVM considera que incorreta perceção sobre o assunto leva a perda de oportunidades.

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) lançou esta terça-feira o Guia do Emitente, uma ferramenta digital que vai apoiar as empresas no acesso ao mercado de capitais para se financiarem.

O guia visa “acompanhar e ajudar as empresas a tomarem decisões informadas de financiamento, com base no conhecimento das alternativas”, para que sejam consideradas “aquelas que melhor se adaptam à sua visão e ambição”, indica num comunicado.

A novidade foi apresentada num evento em Lisboa esta terça-feira, durante o qual Rui Pinto, vogal do Conselho de Administração da CMVM, disse que o mercado de capitais ainda é sinónimo de “uma terminologia tão técnica e densa que parece referir-se a uma realidade muito distante do cidadão comum”. Assim, aquilo que considera ser uma “incorreta perceção”, à qual se juntam outros fatores de comportamento e contexto, acaba por afastar “a larga maioria dos cidadãos”, bem como empreendedores, do investimento no mercado de capitais.

Este conjunto de fatores levam empreendedores e aforradores a recorrer ao financiamento através, apenas, da banca tradicional, o que resulta numa “perda recíproca de oportunidades”, defende Rui Pinto. No caso dos aforradores, estes “veem reduzidas as alternativas para rentabilizar as suas poupanças e prover as suas reformas”. Já os empreendedores “veem limitada a capacidade de fazer arrancar ou desenvolver projetos empresariais, ficando estes aquém das suas possibilidades”, garante.

A ferramenta digital disponibiliza informação relativa às etapas da jornada de acesso ao mercado de capitais, “desde o planeamento até à admissão à negociação, passando pela preparação e pela oferta”. O documento pretende ainda dar a conhecer as características, vantagens e desvantagens das várias opções disponíveis às empresas.

A CMVM promete agora realizar diversos encontros com o setor empresarial português, no âmbito do Roteiro Nacional para o Financiamento em Mercado. O Guia do Emitente foi desenvolvido com assistência financeira da Comissão Europeia, através do Instrumento Técnico de Suporte, em cooperação com a Direção Geral de Apoio às Reformas Estruturais, e contando ainda com o apoio da Ernst & Young (EY).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

CMVM lança guia digital para atrair mais empresas aos mercados de capitais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião