Poupança do Estado com juros acaba no próximo ano

  • ECO
  • 13 Setembro 2022

Despesa das Administrações Públicas com juros aumenta 591 milhões de euros em 2023, e é a segunda maior despesa do Orçamento do Estado de 2023. Aumento da despesa com pensões está em primeiro lugar.

Pela primeira vez desde 2014, o Governo está a prever que a despesa pública com juros da dívida, em vez de gerar poupanças, se irá agravar no próximo ano, avança o Público.

É o fim de um período de oito anos em que a política monetária do BCE, em combinação com um aumento da credibilidade das finanças públicas portuguesas, contribuiu para melhorar os saldos orçamentais, antecipa o Ministério das Finanças no Quadro de Políticas Invariantes para 2023.

O documento prevê que a despesa das Administrações Públicas com juros aumente 591 milhões de euros em 2023, face ao valor atual, representando a segunda rubrica que mais vai pesar no Orçamento do Estado para o próximo ano.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Poupança do Estado com juros acaba no próximo ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião