Venda de automóveis novos em Portugal cai 0,4% até agosto

  • Lusa
  • 16 Setembro 2022

Automóveis registados na União Europeia, de janeiro até final de agosto, cai para cerca de 6 milhões. Mercado europeu de automóveis novos cresce em agosto, colocando um fim a 13 meses de quedas.

A venda de automóveis novos em Portugal caiu 0,4% nos primeiros oito meses deste ano em comparação com o mesmo período de 2021, informou esta sexta-feira a Associação Europeia de Fabricantes Automóveis.

Quando comparado com o mesmo mês do ano passado, a aquisição de automóveis cresceu 42,4%, segundo a mesma fonte. Números que contrastam com os de outros países da União Europeia que registaram uma queda de 11,9% nos primeiros oito meses deste ano, também em relação com o mesmo período de 2021.

O número de automóveis registados de janeiro até ao final de agosto na UE caiu para cerca de seis milhões de unidades, contra 6,8 milhões um ano antes, disse a associação, que continua a sublinhar a falta de semicondutores.

Em julho, os registos de novos veículos na União Europeia caíram novamente (-10,4%), antes de recuperarem (+4,4%) em agosto. Este foi o padrão em julho nos quatro principais mercados da UE, com a Alemanha (-12,9%) e Espanha (-12,5%) a liderarem.

Em agosto, o mercado europeu de automóveis novos voltou finalmente a crescer (+4,4 %), terminando com 13 meses consecutivos de declínio. No entanto, com 650.305 unidades registadas, este resultado permanece muito abaixo dos níveis pré-pandémicos.

Todos os principais mercados da UE contribuíram positivamente para o crescimento da região em agosto, com ganhos sólidos observados em Itália (+9,9%), Espanha (+9,1%), França (+3,8%) e Alemanha (+3,0%).

No entanto, durante os primeiros oito meses do ano, os volumes globais diminuíram 11,9%. Apesar da recente melhoria, os declínios passados pesam negativamente sobre o desempenho acumulado. Como resultado, todos os quatro principais mercados registaram perdas até agora este ano. Nesta classificação, Itália (-18,4%) está bem à frente da França (-13,8%), Alemanha (-9,8%) e Espanha (-9,4%).

A Associação dos Fabricantes Europeus de Automóveis representa os 16 principais fabricantes europeus de automóveis, carrinhas, camiões e autocarros: Grupo BMW, DAF Trucks, Daimler Truck, Ferrari, Ford of Europe, Honda Motor Europe, Hyundai Motor Europe, Grupo Iveco, Jaguar Land Rover, Mercedes-Benz, Grupo Renault, Stellantis, Toyota Motor Europe, Grupo Volkswagen, Volkswagen Cars e Volvo Group.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Venda de automóveis novos em Portugal cai 0,4% até agosto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião