Americanos reconduzem Byron Haynes no conselho geral e de supervisão do Novobanco

  • ECO
  • 19 Setembro 2022

Instituição liderada por Mark Bourke pretende colocar mais uma mulher no Conselho Geral e de Supervisão para mandato a cumprir até ao final de 2025.

O fundo norte-americano Lone Star, dono do Novobanco, pretende reconduzir Byron Haynes como presidente do Conselho Geral e de Supervisão. A proposta consta de um comunicado enviado nesta segunda-feira junto da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Para o próximo mandato de quatro anos, até ao final de 2025, o acionista maioritário quer manter o mesmo número de membros (10) e apenas proceder a uma troca: a saída de Donald Quintin, presidente da Lone Star Europe, e a entrada de Monika Wildner como novo membro independente.

Monika Wildner é austríaca e advogada com experiência na banca. Desde novembro 2020, é vice-presidente do conselho de supervisão do Addiko Bank. Desde 2015 também pertence ao conselho de supervisão do banco austríaco Volksbank Wien.

Se a proposta for aprovada em assembleia-geral e pelas entidades reguladoras, o Conselho Geral e de Supervisão do Novo Banco vai reforçar a maioria dos membros independentes (passarão a ser sete) – e três representantes da Lone Star.

Este conselho é liderado por Byron Haynes desde 2017. O britânico conta com mais de 25 anos de carreira nas áreas dos serviços financeiros.

(Notícia corrigida às 20h35 com correção do número de membros independentes e dados biográficos de Monika Wildner)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Americanos reconduzem Byron Haynes no conselho geral e de supervisão do Novobanco

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião