Estaleiro-Museu na Murtosa chega aos dois mil visitantes para ver construir o moliceiro

  • Lusa
  • 19 Setembro 2022

O Estaleiro-Museu do Monte Branco, na Torreira, concelho da Murtosa, que mostra “ao vivo” a construção do barco moliceiro, atingiu a marca de dois mil visitantes, revelou hoje a Câmara Municipal.

“O Estaleiro-Museu do Monte Branco assume-se com um dos pilares referenciais, no que às medidas de preservação e valorização diz respeito da candidatura do Barco Moliceiro a Património Mundial da Humanidade, promovida pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro”, afirma o vice-presidente da Câmara Municipal da Murtosa. O espaço atingiu as duas mil visitas e, como tal, um casal belga Gaascht foi surpreendido pela oferta de um barco moliceiro em miniatura, por parte do autarca Januário Cunha.

Por ali se mostra “ao vivo” a construção e reparação dos barcos moliceiros e de outras embarcações, pelas mãos do mestre José Rito, que, desde 2009, faz deste espaço museológico o seu estaleiro.

A par do estaleiro, a Câmara da Murtosa inaugurou, em julho, o Centro Interpretativo do Monte Branco que dá conhecer, “de forma simples e intuitiva”, a importância histórica, social e económica da construção naval tradicional na Murtosa e em toda a região de Aveiro.

Recorde-se que a ria foi “a grande via de comunicação” da região, antes do desenvolvimento da rede viária; o que originou uma diversidade de embarcações tradicionais lagunares, designadamente moliceiros, mercantéis, chinchorros, caçadeiras e mercantelas, sendo pela ria de Aveiro que “tudo chegava e partia, do moliço ao peixe, dos materiais de construção ao sal, das pessoas aos animais”.

Os mestres construtores e pintores, as técnicas e as ferramentas são algumas das temáticas abordadas no espaço interpretativo, contíguo e complementar ao estaleiro onde, diariamente, labora o Mestre José Rito.

O Estaleiro-Museu do Monte Branco “tem a pretensão de ser um espaço museológico referencial na valorização das embarcações tradicionais e da construção naval em madeira da ria de Aveiro. É, por isso, um dos pilares da estratégia de preservação destes valores culturais, preconizada pela candidatura, apresentada pela Região de Aveiro, do Barco Moliceiro e da Construção Tradicional a Património Mundial da Humanidade”.

Segundo a autarquia, no Estaleiro-Museu celebram-se os processos construtivos, as ferramentas e técnicas, os grandes mestres construtores e os grandes mestres pintores”. O Estaleiro-Museu do Monte Branco é um espaço museológico municipal, com projeto de arquitetura da autoria do arquiteto João Ruela.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Estaleiro-Museu na Murtosa chega aos dois mil visitantes para ver construir o moliceiro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião