Preços na produção industrial sobem 22,4% em agosto

  • Joana Abrantes Gomes
  • 19 Setembro 2022

Preços na produção industrial aumentam menos em agosto face ao mês anterior. Agrupamentos da energia e dos bens intermédios continuam a ter o maior impacto no índice total.

Os preços na produção industrial subiram 22,4% em agosto face ao mesmo mês do ano passado, menos 2,2 pontos percentuais em relação a julho (24,6%), devido sobretudo à subida dos preços da energia e dos bens intermédios, segundo dados publicados esta segunda-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Os agrupamentos de Energia e de Bens Intermédios deram o maior contributo para a variação do índice total, com, respetivamente, 10,2 pontos percentuais e 7,4 pontos percentuais, em resultado de crescimentos de 49,7% e 19,7%, inferiores ao observado no mês de julho (60,9% e 20,4% na mesma ordem).

Índice Total e Grandes Agrupamentos Industriais. Variação homóloga (%)

Fonte: INE

Excluindo os agrupamentos de energia e bens intermédios, o Índice de Preços na Produção Industrial (IPPI) aumentou 11,3% no mês de agosto (10,8% em julho), enquanto se se excluir apenas o agrupamento da energia o crescimento do índice foi de 15,3% (idêntico ao observado em julho).

Já a secção das Indústrias Transformadoras registou um aumento homólogo de 23,4% em agosto, contra 25,9% no mês anterior, contribuindo com 20,7 pontos percentuais para a variação do índice total. Eletricidade, gás, vapor, água quente e fria e ar frio apresentou uma taxa de crescimento homólogo de 17,0%, originando um contributo de 1,6 pontos percentuais.

A variação mensal do índice agregado reduziu 1,0% em agosto deste ano, contra um crescimento de 0,8% em agosto de 2021, refere ainda o INE.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Preços na produção industrial sobem 22,4% em agosto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião