Petróleo cai mais de 1% e ruma à quarta semana de perdas

Receios de recessão continuam a pressionar os preços do “ouro negro”. Força do dólar também pesa sobre a cotação do barril. Tensão russa pode inverter cenário.

Os preços do petróleo voltam a cair esta sexta-feira perante os receios de uma recessão e também por causa da força do dólar. O barril de “ouro negro” vai a caminho da quarta semana de perdas e está em mínimos desde o início do ano, antes de a Rússia ter invadido a Ucrânia.

Em Londres, o barril de Brent desvaloriza 1,35% para 89,23 dólares, e acumula uma perda de 1,4% desde o início da semana, enquanto o crude WTI perde 1,49% para 82,28 dólares e 2,5% desde segunda-feira. Ambos os contratos de referência transacionam em mínimos desde janeiro.

Petróleo em queda

“Na sequência do acelerar da subida de juros pelos maiores bancos centrais, o risco de uma recessão económica global sobrepõe-se aos problemas na oferta nos mercados, apesar da recente escalada da guerra da Rússia na Ucrânia”, refere a analista Tina Teng, da CMC Markets, citada pela agência Reuters.

“Contudo, uma queda acentuada das reservas estratégicas dos EUA e uma redução dos inventários poderão continuar a dar suporte aos preços, pois ainda há problemas de falta de oferta, enquanto o acordo nuclear do Irão está num impasse”, acrescenta. A Reserva Estratégica de Petróleo dos EUA caiu na semana passada para o nível mais baixo desde 1984.

A Reserva Federal norte-americana subiu as taxas de juro em 75 pontos base pela terceira vez consecutiva esta quarta-feira, e outros bancos centrais seguiram as pisadas no dia seguinte, aumentando o risco de travagem económica.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Petróleo cai mais de 1% e ruma à quarta semana de perdas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião