Apenas 18 mil consumidores pediram adesão à tarifa regulada do gás

  • ECO
  • 23 Setembro 2022

Desde a entrada em vigor da medida que permite aos consumidores regressarem ao mercado regulado do gás natural, a 7 de setembro, só cerca de 18 mil de um universo de 1,3 milhões fizeram esse pedido.

Do universo de 1,3 milhões de potenciais beneficiários, apenas cerca de 18 mil consumidores do mercado liberalizado pediram para ter tarifa regulada do gás natural desde que entrou em vigor a medida que permite regressar ao mercado regulado, há duas semanas, noticia o Público (acesso condicionado), citando dados da Adene, a agência que gere as mudanças de comercializador nos mercados de eletricidade e de gás natural).

Desse número, perto de 12 mil já assinaram contrato, enquanto os restantes seis mil pedidos ainda estão a ser analisados. Caso todos os pedidos sejam contratualizados, o mercado regulado do gás natural aumentará em mais de 8%. E, embora o número de pedidos de adesão às tarifas reguladas ainda esteja muito longe do total de clientes que poderão fazê-lo, a Adene antecipa que estes números deverão vir a crescer substancialmente em breve.

A abertura da porta do mercado regulado do gás, a partir de 1 de outubro e por um período máximo de 12 meses, a mais de 1,3 milhões de clientes (com consumos anuais iguais ou inferiores a 10.000 metros cúbicos) — quando, atualmente, o mercado regulado conta com apenas cerca de 220 mil — é uma das medidas lançadas pelo Governo para dar resposta ao aumento acentuado dos custos da energia, com comercializadores como a EDP e a Galp a anunciarem uma subida dos preços.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Apenas 18 mil consumidores pediram adesão à tarifa regulada do gás

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião