Miguel Santo Amaro vence Prémio João Vasconcelos 2022

O vencedor foi conhecido esta terça-feira no Hub Criativo do Beato, no edifício da antiga Fábrica do Pão, onde decorreram os Entrepreneurship Awards.

Miguel Santo Amaro, da Coverflex, é o vencedor do Prémio João Vasconcelos – Empreendedor do Ano 2022, Fred Antunes, RealFevr, ganhou o Melhor Pitch de entre os finalistas e a AssetFloow é a Startup Mais Promissora da Startup Lisboa. Os vencedores foram conhecidos esta terça-feira no Hub Criativo do Beato, no edifício da antiga Fábrica do Pão.

“Os Entrepreneurship Awards são uma oportunidade de reconhecer o sucesso alcançado e o trabalho árduo dos empreendedores e do papel que desempenham na expansão do ecossistema e na transformação de Lisboa num dos hubs de empreendedorismo de maior relevo no mundo, todos os dias”, explica Gil Azevedo, diretor executivo da Startup Lisboa.

Miguel Santo Amaro concorria ao prémio com Afonso Pinheiro (Pleez); Fred Antunes (RealFevr); Miguel Alves Ribeiro (sheerME), Nuno Fernandes (Zomato Portugal) e Sanja Kon (Utrust), tendo sido o escolhido por um júri constituído por Francisco Sá (IAPMEI), Bernardo Correia (Google), Gil Azevedo (Startup Lisboa), Margarida Figueiredo (CML), Inês Sequeira (Casa do Impacto) e a vencedora da edição anterior, Joana Rafael, fundadora da Sensei.

“O Prémio João Vasconcelos – Empreendedor do Ano é simbólico porque representa todo o trabalho que a Coverflex faz e que obviamente partilho com toda a equipa e com os cofundadores. Somos os cinco quem construiu tudo desde o início. Tenho também um sentimento especial pelo João Vasconcelos, meu amigo e mentor que me trouxe do Porto para Lisboa, no início da Uniplaces. Por isso, este prémio tem também um carácter emocional. ” diz Miguel Santo Amaro.

Criado em 2019 pela Startup Lisboa, o Prémio João Vasconcelos – Empreendedor do Ano, no valor de dez mil euros, homenageia João Vasconcelos, o primeiro diretor executivo da incubadora. O galardão promove um espírito empreendedor e de iniciativa, fomenta a inovação e valoriza os empreendedores de acordo com o potencial do seu negócio e perfil de liderança.

Os critérios de avaliação das nomeações e das candidaturas foram: visão e estratégia, resiliência, contributo para o ecossistema empreendedor nacional, liderança e gestão de equipa, crescimento e penetração internacional.

O Prémio conta já com três vencedores das edições passadas: Daniela Braga, fundadora e CEO da Defined.ai e vencedora em 2019, André Jordão, fundador da Barkyn e vencedor em 2020, e Joana Rafael, Nuno Moutinho, Paulo Carreira e Vasco Portugal, da Sensei e vencedores em 2021.

Fundador da Coverflex em 2019, uma solução de compensação flexível, nos seus primeiros meses de operação, a startup adquiriu a Colmena e a Flexben, consolidando a liderança do mercado nacional e agilizando assim a sua entrada no mercado espanhol, e recentemente entrou no mercado italiano, Miguel Santo Amaro esteve na génese do ecossistema empreendedor quando fundou a Uniplaces, em 2011, e mais tarde juntou-se à Shilling como partner, liderando o fundo de capital de risco com mais de €30M sob gestão. Foi um dos membros fundadores do World Economic Forum em Portugal, e pertence ao conselho de estratégia da Startup Portugal e da Câmara Municipal do Porto.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Miguel Santo Amaro vence Prémio João Vasconcelos 2022

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião