“Motor do crescimento voltou a ser o consumo privado. Isso é uma preocupação”, alerta Centeno

Governador do Banco de Portugal mostrou-se preocupado com o facto de 2022 ser o primeiro ano, depois de muitos, em que o consumo privado crescerá mais do que o investimento.

O motor do crescimento da economia portuguesa este ano vai voltar a ser o consumo privado, que vai superar o crescimento do investimento pela primeira vez em muitos anos, e isso é “uma preocupação” para o governador do Banco de Portugal, Mário Centeno.

“Nas estatísticas de 2022, será o primeiro ano, depois de muitos, em que o consumo privado cresce mais do que o investimento. Esta é uma grande preocupação para o futuro. O investimento é o que gera rendimento no futuro”, referiu Mário Centeno no encerramento da conferência “O Impacto da Nova Ordem Mundial na Economia Europeia”, organizada pelo ECO, em parceria com a Morais Leitão, PLMJ e VdA.

Segundo explicou, desde 2014, após o período de ajustamento da troika, Portugal teve “um processo muito positivo, quase explosivamente positivo, de mais crescimento do investimento do que do consumo privado”, que vai inverter este ano.

Isto para depois repetir a mensagem de preocupação: “Em 2022, a realidade é diversa, o motor do crescimento em 2022 voltou a ser o consumo privado e isso é uma preocupação quando pensamos e projetamos os próximos anos para Portugal”, avisou Mário Centeno.

O ex-ministro das Finanças recordou que as anteriores crises em Portugal foram precedidas por “uma dinâmica do investimento mais frágil do que o consumo privado”. “Era evidente que isto não era sustentável”, disse.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Motor do crescimento voltou a ser o consumo privado. Isso é uma preocupação”, alerta Centeno

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião