Suíços criam academia para formar e recrutar camionistas em Famalicão

Após comprar transportadora de Matosinhos e escola de condução em Braga, Galliker investe num centro de formação para “prevenir a crescente escassez” de motoristas e levá-los para a Suíça.

A Galliker Transport, que se apresenta como o maior transportador logístico da Suíça e o sétimo a nível europeu, vai montar uma unidade de recrutamento e de formação de motoristas de pesados em Vila Nova de Famalicão, no distrito de Braga, com o objetivo de “prevenir a crescente escassez de bons condutores no mercado e preparar pessoal jovem para depois ser contratado” pelo grupo helvético.

A “Driver Academy by Galliker” vai servir de base de recrutamento para a multinacional suíça, que tem 3.300 trabalhadores.

A Driver Academy by Galliker, como foi batizada esta nova estrutura a instalar numa área industrial da freguesia de Vilarinho das Cambas, é dirigida a pessoas até aos 40 anos e representa um investimento inicial a rondar um milhão de euros. O período de formação dura quatro meses, inclui aulas de alemão e vai ser liderada por Nuno Veloso, que trabalha na multinacional desde 2018 e antes disso foi formador da EPAVE – Escola Profissional do Alto Ave na área da mecatrónica automóvel.

O centro de formação de condutores de camiões visa prevenir a crescente escassez de bons motoristas no mercado e preparar pessoal jovem para depois ser contratado pelo grupo.

Fonte oficial da Galliker

A “base” para este novo projeto, explica este grupo familiar fundado em 1918, foi a recente aquisição de uma escola de condução para pesados em Braga. A segunda operação deste género realizada no Norte de Portugal no espaço de poucas semanas. É que em julho fechara a compra da Velltrans, com sede em Perafita (Matosinhos) e 62 funcionários, conhecida pelo transporte de mercadorias ligadas ao setor automóvel entre Portugal, Espanha e o Benelux (Bélgica, Países Baixos e Luxemburgo).

Com uma frota que inclui 44 veículos comerciais, a nível nacional, em Portugal, a Velltrans opera a sua própria rede de distribuição de mercadorias e peças sobressalentes. Além da sede no concelho de Matosinhos, a rede de sucursais da nova subsidiária inclui outras quatro plataformas: três delas em Portugal e a outra em Madrid, Espanha. A Galliker justifica que “esta mudança para a Península Ibérica cria sinergias no negócio internacional” do grupo.

Contrato suíço e apoio à emigração

Do total de 3.300 funcionários distribuídos por 18 localizações em seis países, 665 são portugueses. E, segundo os responsáveis do grupo baseado em Altishofen (cantão de Lucerna), este contingente luso foi “fundamental” para a aposta do grupo em Portugal. Na apresentação oficial da Driver Academy, agendado para quarta-feira à tarde, vão estar presentes o diretor-geral da companhia e o responsável pela área de recursos humanos.

Os candidatos passam por uma primeira fase de análise do currículo e entrevista presencial. Superada essa etapa, é garantido um contrato de trabalho de quatro meses para formação, em que frequentam aulas teóricas e práticas de condução de veículos pesados. No final do curso são integrados na estrutura da Galliker na Suíça, com a promessa de condições salariais e regalias iguais às dos trabalhadores locais, além de apoio logístico e burocrático à chegada por parte de uma equipa de acolhimento e integração composta por portugueses.

A Galliker Transport, fundada em 1918, tem sede em Altishofen, na Suíça.

A multinacional suíça – continua 100% nas mãos da família e especializou-se nas áreas da logística automóvel, cargo, alimentar e farmacêutica – conta que foi o próprio CEO da Galliker, Peter Galliker, quem veio a Portugal na década de 1980 para recrutar os primeiros motoristas portugueses do grupo. Numa nota distribuída à imprensa local, descreve que foi essa “experiência de sucesso que se repetiu ao longo de vários anos e que esteve na origem da decisão de investir” agora na região Norte do país.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Suíços criam academia para formar e recrutar camionistas em Famalicão

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião