Vice-governador do BdP diz sentir-se “completamente em condições” de ser reconduzido

  • Lusa
  • 27 Setembro 2022

Luís Máximo dos Santos disse sentir-se “completamente” em condições de ser reconduzido como vice-governador do Banco de Portugal, apesar das críticas à atuação do Fundo de Resolução no Novo Banco.

O vice-governador do Banco de Portugal (BdP), Luís Máximo dos Santos, disse esta terça-feira sentir-se “completamente” em condições de ser reconduzido, apesar das críticas à atuação do Fundo de Resolução (FdR) no Novo Banco, da qual faz uma “avaliação positiva”.

“Considero completamente, senão não me sentiria bem comigo mesmo”, afirmou Máximo dos Santos durante uma audição na Comissão de Orçamento e Finanças (COF) da Assembleia da República, em resposta a uma pergunta do deputado do PSD Alexandre Simões sobre se considerava que tinha condições para se manter no cargo face às conclusões da auditoria do Tribunal de Contas (TdC) ao financiamento público do Novo Banco pelo FdR e ao apurado pela comissão de inquérito parlamentar de inquérito às perdas registadas pelo banco.

“Em consciência, faço uma avaliação positiva do trabalho do Fundo de Resolução”, sustentou o vice-governador, que foi indicado pelo BdP para a gestão do dossiê do Novo Banco, considerando que “isso é passível de ser demonstrado, de forma clara, do ponto de vista técnico, e que, em parte, isso está feito com a desmontagem crítica que tanto o Banco de Portugal, como o Fundo de Resolução fizeram relativamente a alguns pressupostos e a alguns enviesamentos que o trabalho do Tribunal de Contas revelou”.

“Porque se excetuarmos isso – e muito outro escrutínio houve – não há essa visão negativa”, acrescentou.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Vice-governador do BdP diz sentir-se “completamente em condições” de ser reconduzido

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião