FMI pede ao Governo britânico que reconsidere corte de impostos

Num tipo de pedido pouco usual, o Fundo Monetário Internacional (FMI) apelou ao Governo de Liz Truss para que recue no corte de impostos, receando que acelere a inflação e aumente desigualdade.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) instou o Governo britânico a reconsiderar o corte de impostos de 45 mil milhões de libras que foi anunciado na semana passada. O fundo teme que o plano prejudique os esforços do Banco de Inglaterra para controlar a inflação e que promova a desigualdade no país.

Para o FMI, um discurso do titular da pasta das Finanças, Kwasi Kwarteng, marcado para 23 de novembro, é uma “oportunidade para o Governo do Reino Unido considerar formas de providenciar apoio mais direcionado [aos setores e famílias em maiores dificuldades] e reavaliar as medidas fiscais, especialmente aquelas que vão beneficiar as pessoas com maiores rendimentos“.

Este tipo de apelos do FMI é pouco usual para uma economia como a britânica, sendo mais comum quando estão em causa economias emergentes, noticia o The Guardian. Mas tal não impediu o fundo de considerar que Kwarteng deve reconsiderar estas opções políticas.

Também esta quarta-feira, a Moody’s avisou que o Reino Unido pode ter o seu rating em risco por causa das novas medidas fiscais. A agência alega que elas podem agravar o défice financeiro e fazer aumentar ainda mais as taxas de juro, ameaçando a credibilidade do país junto dos investidores, refere a Reuters.

“Um choque de confiança sustentado decorrente de preocupações do mercado sobre a credibilidade da estratégia fiscal do governo, que resultem em custos de financiamento estruturalmente mais altos, poderia enfraquecer, de forma mais permanente, a capacidade de aceder à dívida do Reino Unido”, apontou a agência de notação financeira.

O plano de estímulos fiscais do Governo de Liz Truss tem causado forte turbulência nos mercados financeiros. O valor da libra caiu esta segunda-feira para um mínimo histórico e os juros da dívida pública britânica dispararam. Esta quarta-feira, a libra volta a perder valor, depois de uma recuperação ligeira na terça: cai 0,54% para 1,0666 dólares e desliza 0,31% para 1,1155 euros.

Os investidores temem que as medidas obriguem o Banco de Inglaterra a subir ainda mais os juros do que o previsto até aqui.

(Notícia atualizada às 11h13 com evolução da libra)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

FMI pede ao Governo britânico que reconsidere corte de impostos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião