Direto Putin anuncia que Rússia tem “quatro novas regiões” após anexar território ucraniano

  • ECO
  • 30 Setembro 2022

Presidente russo anunciou que a Rússia tem "novas quatro regiões" num discurso feito no Kremlin esta sexta-feira, isto após anexar quatro regiões ucranianas.

Depois de Ursula Von der Leyen garantir que a União Europeia (UE) vai continuar a apoiar “política, económica e militarmente” a Ucrânia, também o Senado norte-americano aprovou um novo pacote de mais de 12 mil milhões de dólares (12,25 mil milhões de euros) para Kiev durante a adoção de uma extensão do orçamento federal do país. Além do apoio económico, o Ocidente garante estar do lado da Ucrânia e recusa reconhecer a validade dos referendos realizados por Moscovo com vista à anexação de territórios ocupados.

Vladimir Putin tem preparada para esta sexta-feira uma cerimónia formal para a anexação dos quatro territórios ucranianos: Donetsk, Luhansk, Kherson e Zaporizhzhia. Os documentos deverão ser assinados e em seguida o Presidente russo tem previsto um discurso. E nas festividades está até previsto um concerto de música pop na Praça Vermelha.

O Presidente norte-americano já veio reiterar a sua total oposição a esta anexação que representa 15% do território ucraniano. Joe Biden disse que os Estados Unidos “nunca, nunca, nunca” vão reconhecer a posição de Moscovo. Já o Presidente ucraniano diz que a Rússia se vai anexar a uma “catástrofe”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Putin anuncia que Rússia tem “quatro novas regiões” após anexar território ucraniano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião