Hoje nas notícias: Jogos, bolsas e pensões de alimentos

  • ECO
  • 3 Outubro 2022

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

A receita entregue pela Santa Casa da Misericórdia à Segurança Social até agosto atingiu os 140 milhões de euros. As instituições de Ensino Superior têm quase 76 mil candidatos a bolsa de estudo, um número recorde nesta fase do ano letivo. Conheça estas e outras notícias em destaque esta segunda-feira.

Estado ganha mais de 580 mil euros por dia com jogos sociais

Os jogos sociais da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa deram mais de 580 mil euros por dia à Segurança Social até ao final de agosto. No total, o valor da receita acumulada por esta via atingiu cerca de 140 milhões de euros, mais 8,4% face ao mesmo período de 2021. De acordo com o Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social, foi a raspadinha que deu o maior contributo, com 73 milhões de euros.

Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago)

Pedidos de bolsa de estudo atingem recorde

Há já 75.944 estudantes candidatos a bolsa de estudo, mais 10.650 alunos — ou seja, um aumento de 16% — do que no mesmo período do ano passado, de acordo com o mais recente balanço divulgado no site da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES). Trata-se do número mais elevado de que há registo nesta altura do ano letivo, quando já terminou a primeira fase de inscrições no Ensino Superior. Este aumento pode ser explicado pelas novas regras aprovadas no verão, que permitem apoiar mais pessoas e facilitam o acesso a quem já estava abrangido pela ação social no ensino secundário.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)

Pensões de alimentos disparam e aumenta o risco de incumprimento

A maioria das pensões de alimentos que são pagas pelos pais que não têm a guarda dos filhos vai aumentar à razão da inflação em 2023. Numa pensão de 200 euros, se o cenário esperado de 7% de inflação se confirmar, o aumento será de 14 euros mensais, o que leva as associações a terem mais incumprimentos. Contudo, se o texto do acordo ou da decisão judicial não tiver previsto um critério de atualização, a pensão não é atualizada.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago)

Acciona quer mais 50 milhões do Estado no hospital de Évora

A espanhola Acciona Construcción, que em abril de 2020 ganhou o concurso para a construção do novo Hospital Central do Alentejo, está a reclamar uma compensação ao Estado em sede de tribunal arbitral. Na altura, foi a única empresa a apresentar uma proposta dentro do preço-base do concurso — 148,9 milhões de euros. Mas, agora, devido às “alterações de contexto a nível internacional”, a Acciona avançou com um pedido de reequilíbrio do contrato que ultrapassa os 50 milhões de euros.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)

Ensino superior: menos quartos, mais caros e muitos ocupados por quem já acabou o curso

Foram colocados 49.806 alunos na primeira fase do Ensino Superior, mas 11,6% não se matricularam — uma percentagem superior aos anos anteriores. As associações de estudantes falam na dificuldade em encontrar casa: há menos quartos, estão mais caros e são cada vez mais os jovens que mantêm estes arrendamentos quando acabam o curso e começam a trabalhar, uma vez que não recebem o suficiente para pagar a renda de uma casa.

Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso livre)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Jogos, bolsas e pensões de alimentos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião