Direto Lisboa acompanha otimismo europeu com BCP a disparar mais de 7%

  • ECO
  • 4 Outubro 2022

Bolsas europeias em alta. Decisão da primeira-ministra britânica em abandonar redução de impostos para os mais ricos contagiou positivamente os mercados.

As bolsas europeias terminaram o dia com o pé direito, animados pelo recuo das políticas britânicas que levantaram polémica nos últimos dias. A praça lisboeta acompanhou a tendência das congéneres do Velho Continente, numa sessão em que o BCP foi a “estrela” ao disparar mais de 7%.

O mercado de dívida britânico está a sofrer “uma forte reavaliação”, mas deverá absorver de forma confortável os 62 mil milhões de libras (70,98 mil milhões de euros) adicionais de dívida anunciados pelo ministro britânico das Finanças, Kwasi Kwarteng, no mini-Orçamento apresentado a 23 de setembro, defende o responsável pelo Gabinete de Gestão de Dívida do Reino Unido (DMO).

Robert Stheeman, o homem que tem a responsabilidade de gerir o mercado de dívida pública britânica de 2,1 biliões de libras (2,4 biliões de euros), vê a existência de um paralelismo entre a grande volatilidade dos últimos dez dias e a registada em março de 2020 no início da pandemia de Covid-19, quando o Banco de Inglaterra também teve de intervir para acalmar os mercados.

Mas em geral a situação nos últimos dias foi diferente já que os gestores de obrigações em geral conseguiram manter as transações com mais facilidade, “ainda que em condições muito difíceis”, face a 2020, disse Stheeman em entrevista à Reuters.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa acompanha otimismo europeu com BCP a disparar mais de 7%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião