Exclusivo Fundação Oriente injeta mais 5 milhões no BPG antes da venda

Banco liderado por João Costa Pinto diz estar a analisar propostas de vários interessados. Recebeu injeção de quase cinco milhões neste verão.

O Banco Português de Gestão (BPG) recebeu uma nova injeção de capital dos seus acionistas este verão, no valor de cinco milhões de euros, para fazer ao face às exigências regulatórias e ao esforço de limpeza do seu balanço, e isto enquanto analisa várias propostas para a venda da instituição, disse a instituição financeira ao ECO.

Este ano, já realizou aumentos de capital que ascendem a cerca de dez milhões de euros, reforçando o capital total do banco da Fundação Oriente (97,7%) para cerca de 100 milhões de euros. Em relação à operação realizada em julho, que envolveu uma injeção de 4,93 milhões, a instituição liderada por João Costa Pinto explicou ao ECO que “foi realizado de modo a corresponder ao enquadramento prudencial”.

Nos últimos anos, o BPG tem realizado um enorme esforço de redução do crédito malparado, num processo que visa deixar o banco “limpo” para um novo investidor.

Em 2018, a instituição apresentou um rácio de NPL de 65,4%, ou seja, mais de metade dos empréstimos que concedeu estavam em situação de incumprimento. O nível de crédito problemático baixou para 34,1% do total de crédito no final de 2021 – contas feitas, ainda tinha cerca de 20 milhões em NPL. O banco adianta que, em julho passado, o valor bruto de NPL correspondia a cerca de 9 milhões de euros e o valor líquido de 3,8 milhões, prevendo-se que até final do ano o valor bruto de NPL se fique em cerca de um milhão e o valor líquido em cerca de 330 mil euros.

Esta reestruturação tem justificado em grande parte os prejuízos que o BPG vem acumulando nos últimos anos – mais de 40 milhões entre 2018 e 2021 – e também as necessidades de capital junto dos seus acionistas que já injetaram mais de 46 milhões no banco nos últimos quatro anos. O BPG gere um ativo de 170 milhões de euros, entre 58 milhões de euros de crédito e 108 milhões de euros em depósitos.

Vai precisar de mais capital? “O BPG desenvolve uma atividade bancária no mercado e só a evolução futura desta é que virá, ou não, a determinar eventuais necessidades de capital”, responde o banco às questões colocadas pelo ECO.

Aumentos de capital desde 2018

Fonte: BPG

Banco analisa várias propostas de venda

Carlos Monjardino deu lugar a João Costa Pinto na liderança do BPG no ano passado. O economista e ex-vice-governador do Banco de Portugal assumiria o cargo de presidente de forma temporária, até se concretizar a venda do banco ao grupo árabe IIB Bahrain Holdings, que veio a ser travada, contudo, pelo regulador. A comissão executiva do BPG tem Carlos Pais Jorge como líder desde julho.

Apesar disso, o banco continua no mercado e revela que tem vários interessados. “O processo de alienação do capital do BPG está a evoluir como previsto, com várias entidades interessadas que têm vindo a submeter propostas que estão a ser consideradas”, adianta.

A Fundação Oriente detém 97,73% do banco, que conta ainda como acionistas a STDP SGPS (0,98%) e a Fundação Stanley Ho (0,21%), entre outros acionistas que detêm 1,08% do capital, de acordo com o banco.

No início do ano, o Jornal Económico revelou que o banco estava a negociar a venda a um grupo espanhol, sendo que o Banco de Portugal estava a par das negociações.

(Notícia atualizada às 14h04)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fundação Oriente injeta mais 5 milhões no BPG antes da venda

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião