Parlamento Europeu aprova carregador único para telemóveis, tablets e câmaras

  • Joana Abrantes Gomes
  • 4 Outubro 2022

A Apple deverá ser o fabricante mais afetado, tendo em conta que os iPhones e outros dispositivos da marca são carregados por um cabo chamado lightning e não por um modelo USB-C.

O Parlamento Europeu aprovou esta terça-feira as novas regras que irão introduzir na União Europeia (UE), a partir do outono de 2024, um carregador universal para telemóveis, tablets e câmaras, avança a Reuters (acesso pago). Com esta medida, a Apple vai ter de adaptar os seus cabos para o modelo USB-C, à semelhança dos Androids.

A proposta, que recebeu 602 votos a favor e 13 contra, confirma o acordo alcançado em junho entre os eurodeputados e os 27 Estados-membros da UE, segundo o qual os consumidores deixarão de precisar de carregadores e cabos diferentes para os vários aparelhos eletrónicos portáteis de pequena e média dimensão.

Ou seja, telemóveis, tablets, leitores eletrónicos, auriculares, câmaras digitais, auscultadores, consolas de videojogos portáteis e altifalantes portáteis recarregáveis através de um cabo com fios terão de estar equipados com uma porta USB-C, independentemente do seu fabricante.

Com esta medida, a Apple deverá ser o fabricante mais afetado, tendo em conta que os iPhones e outros dispositivos da gigante tecnológica norte-americana são carregados a partir de um cabo/ficha proprietária chamada Lightning. Os dispositivos baseados no sistema Android, como os da Samsung e da Huawei, já são alimentados por cabo USB-C.

De acordo com a Comissão Europeia, o carregador universal permitirá poupar cerca de 250 milhões de euros aos consumidores.

Agora, falta apenas o Conselho da UE dar “luz verde” ao acordo antes de este ser publicado no Jornal Oficial da UE. O acordo entrará em vigor 20 dias após a sua publicação e as suas disposições começarão a ser aplicadas após 24 meses, no outono de 2024. As novas regras não se aplicarão aos produtos colocados no mercado antes da data de aplicação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Parlamento Europeu aprova carregador único para telemóveis, tablets e câmaras

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião