Estado procura financiamento de 1.000 milhões em obrigações do Tesouro

Na próxima semana, o IGCP irá realizar dois leilões obrigações do Tesouro a 3 e a 9 anos para angariar até mil milhões de euros. O custo a pagar na maturidade mais longa deverá ficar acima dos 3%.

O IGCP anunciou que, na próxima semana, dia 12, irá realizar dois leilões das linhas de obrigações do Tesouro com maturidade em outubro de 2025 (OT 2,875% 15out 2025) e em outubro de 2031 (OT 0,3% 17out 2031), com vista a angariar entre 750 milhões e 1000 milhões de euros.

Esta será a primeira emissão de obrigações do Tesouro realizada pela Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida de Portugal (IGCP) desde que Miguel Martin assumiu a liderança da entidade a 1 de setembro.

De acordo com as yields que as duas linhas estão a cotar atualmente, o Estado deverá contar com um custo de financiamento de cerca de 2,2% na emissão com a maturidade mais curta (3 anos) e com um custo acima dos 3,1% na maturidade mais longa (9 anos).

A última vez que o Estado se financiou no mercado obrigacionista foi a 14 de setembro, tendo pago 2,75% por 780 milhões de euros numa emissão a 10 anos e 1,78% por 470 milhões de euros numa emissão a 4 anos.

Para a semana seguinte à realização destes dois leilões está agendado para 17 de outubro o reembolso de 8,4 mil milhões de euros de uma obrigação do Tesouro emitida há 7 anos (OT 2,20% Out 2022), que chegará à maturidade.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Estado procura financiamento de 1.000 milhões em obrigações do Tesouro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião