Novobanco cria linha de crédito “verde” de até 250 milhões

  • Capital Verde
  • 11 Outubro 2022

Esta iniciativa na área do financiamento sustentável enquadra-se num compromisso do Novobanco para os próximos três anos.

O Novobanco vai lançar uma nova linha de crédito de até 250 milhões de euros para financiar projetos sustentáveis no sentido de “contribuir positivamente para apoiar as empresas a transitar para uma economia mais sustentável e de baixo carbono”. Empresas e empresários em nome individual vão ser os beneficiários deste apoio.

De acordo com a nota divulgada, a “Linha de Crédito Sustentabilidade 2022” servirá para apoiar “o tecido empresarial na sua transição energética” numa altura em que se são alocados esforços para se concretizar as metas de neutralidade carbónica até 2050, tal como prevê o Acordo de Paris.

Este novo crédito tem duas finalidades. A primeira é um apoio ao investimento “destinado à transição energética, ou que esteja de acordo com algum dos objetivos ambientais da taxonomia da União Europeia”. Aqui o prazo máximo do empréstimo são 10 anos.

Já a segunda linha é apoio ao fundo de maneio, e está “acessível a empresas com CAE elegível de acordo com a taxonomia da União Europeia”. Aqui o prazo é até quatro anos.

Segundo o comunicado, são várias as atividades económicas elegíveis da taxonomia, “que são consideradas alinhadas com os objetivos da taxonomia quando contribuam significativamente para um dos seguintes objetivos”, entre elas, mitigação das alterações climáticas, adaptação às alterações climáticas ou uso sustentável e proteção de recursos hídricos e marinhos. Mas além destas, estão incluídas também atividades económicas que contribuam para a transição para uma economia circular, previnam o ambiente contra a poluição e contribuam para a proteção e reabilitação da biodiversidade e ecossistemas.

“Esta iniciativa na área do financiamento sustentável às empresas, enquadra-se num compromisso do Novobanco para os próximos três anos, onde se valorizará o financiamento do investimento que vise a transição energética, promova a economia circular, e uma economia de baixo carbono”, escreve o banco liderado por Mark Bourke em comunicado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Novobanco cria linha de crédito “verde” de até 250 milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião