Mota-Engil aumenta oferta de obrigações para 70 milhões

  • ECO
  • 12 Outubro 2022

Construtora decidiu aumentar o empréstimo obrigacionista em 20 milhões de euros. Títulos têm uma taxa de juro de 5,75% e estão ligados a critérios de sustentabilidade. Operação termina no dia 17.

A Mota-Engil decidiu aumentar o valor do empréstimo obrigacionista ligado à sustentabilidade, operação que se encontra em curso até dia 17, contando agora financiar-se em 70 milhões de euros junto dos pequenos investidores, mais 20 milhões em relação ao objetivo inicial.

Na prática, a construtora nacional tem duas ofertas em cima da mesa: uma Oferta Pública de Subscrição e uma Oferta Pública de Troca.

  • Oferta pública de subscrição (OPS): Para os novos credores, a Mota-Engil assume o compromisso de pagar uma taxa de cupão anual de 5,75%, que será paga semestralmente até 20 de outubro de 2027. Os obrigacionistas poderão ainda ter direito a um prémio de 1,25 euros por obrigação, caso a Mota-Engil não seja capaz de atingir determinadas metas ligadas a práticas ambientais, sociais e de governança (ESG) da empresa.
  • Oferta pública de troca (OPT): Para os antigos credores da Mota-Engil titulares das “Obrigações Mota-Engil 2022”, títulos esses que oferecem uma taxa de cupão de 4,50% e que vencerão a 22 de novembro de 2022, a construtora aceita trocar essas obrigações pelas “Obrigações Mota-Engil 2027”. Além disso, os investidores que tomarem esta decisão ainda recebem um prémio em numerário no valor de 2,375 euros por obrigação.

De acordo com o prospeto da operação obrigacionista, a Mota-Engil espera utilizar o montante angariado para financiar a sua atividade corrente e continuar a promover a sua estratégia de expansão internacional.

Além disso, através da oferta pública de troca, a Mota-Engil conseguirá substituir parte da sua dívida com vencimento em 2022 por dívida com reembolso de capital em 2027, alongando assim a maturidade da sua dívida que está maioritariamente concentrada para vencer nos próximos três anos.

A operação deverá ter um custo de mais de 2,4 milhões de euros para a empresa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mota-Engil aumenta oferta de obrigações para 70 milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião