Preço do gás natural afunda 7% para mínimos de quatro meses

Temperaturas acima da média reduzem procura e colocam preço dos contratos de gás natural no valor mais baixo desde meados de junho. Comissão Europeia vai tomar novas medidas nesta terça-feira.

O preço do gás natural está a perder terreno pela quinta sessão consecutiva. O valor do contrato TTF para novembro, de referência para as importações europeias, está a cair 7% na sessão desta terça-feira, negociando nos 119 euros por MWh, segundo a plataforma Barchart. Este é o preço mais baixo desde meados de junho.

A descida de procura por causa das temperaturas acima da média para esta altura do ano é apontada como a principal razão para a queda do preço deste contrato do gás.

“A fraca procura e o contínuo fornecimento de gás natural, de forma confortável, vão fortalecer a pressão para a descida dos preços. As novas previsões meteorológicas, a apontarem para temperaturas mais quentes, servem como pressão adicional”, referem os analistas da Engie EnergyScan, citados pela Reuters.

Também a contribuir para a redução dos preços do gás natural está a chegada de navios de transporte de gás natural para a Europa. Ainda assim, há 35 embarcações a aguardarem processamento em todo o Mediterrâneo. Para a próxima semana e meia a procura por gás natural será menor do que a habitual, segundo os especialistas da Refinitiv.

A pressão sobre os preços do gás natural poderá acentuar-se caso a Comissão Europeia apresente nesta terça-feira à tarde a proposta para limitar os preços do gás nos contratos TTF.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Preço do gás natural afunda 7% para mínimos de quatro meses

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião