Abanca conclui integração da atividade do Novobanco em Espanha

  • Lusa
  • 24 Outubro 2022

A migração tecnológica põe fim a um processo que começou em abril de 2021 com o anúncio do acordo preliminar entre o Abanca e o Novobanco para a compra e venda do negócio deste último em Espanha.

O banco espanhol Abanca concluiu este fim de semana a integração da atividade do Novobanco em Espanha com a transferência da atividade operacional. Num comunicado, a empresa disse que a última operação do processo consistia em transferir a atividade para a plataforma tecnológica e operacional do Abanca, uma ação que foi concluída sem incidentes.

O processo envolveu a migração de 260.929 contratos e agora os clientes do Novobanco português podem operar normalmente, tanto pessoalmente na rede de agências do Abanca, como através dos canais bancários remotos. A migração tecnológica põe fim a um processo que começou em abril de 2021 com o anúncio do acordo preliminar entre o Abanca e o Novobanco para a compra e venda do negócio deste último em Espanha.

“A transação reforça o posicionamento do Abanca em Espanha, especialmente em Madrid, e em segmentos de negócio que são estratégicos para o banco, tais como o negócio da banca pessoal e privada e o negócio empresarial, especialmente em operações extrapatrimoniais e atividade no estrangeiro”, disse o banco, acrescentando que o Novobanco traz um potencial de crescimento em linhas como os seguros, que o Abanca afirma estar a crescer.

O processo envolveu uma equipa de mais de 300 profissionais e 12 grupos de trabalho de ambos os bancos. No total, foram executadas 1.460 tarefas e três testes para completar a migração de 661 milhões de registos e 260.929 contratos.

Segundo o Abanca, a integração tecnológica traz vantagens significativas para os clientes do Novobanco, que beneficiam de maiores capacidades tecnológicas, atenção pessoal numa rede de 624 balcões em Espanha e 678 em todo o mundo. Implica também o acesso a 1.166 dos seus próprios ATM e outros 14.500 como resultado dos acordos com Euro 6000, juntamente com mais produtos e uma presença internacional em 11 países da Europa e das Américas.

Esta é a sexta operação deste tipo do Abanca desde 2014, quando integrou o Banco Etcheverría; em 2017 fez a compra da Popular Servicios Financieros; em 2018 adquiriu o Deutsche Bank PCB Portugal, e também em 2018 comprou à Caixa Geral de Depósitos (CGD) o seu banco em Espanha, o Banco Caixa Geral; enquanto em 2020 houve a compra da Bankoa.

Entretanto, a Agência Estatal de Administração Fiscal espanhola cancelou a autorização do Novobanco para atuar como entidade colaboradora na gestão de cobranças após a sua integração no Abanca, segundo o Boletim Oficial do Estado (BOE) espanhol.

A resolução do departamento do Ministério das Finanças e Função Pública foi emitida após a agência espanhola do Novobanco ter comunicado a integração tecnológica e operacional no Abanca Corporación Bancaria. Como resultado da fusão, a Agência Fiscal procedeu ao cancelamento da autorização número 0194 para atuar como colaborador na gestão da cobrança, correspondente ao banco. Consequentemente, comunicou que o Novobanco deve proceder ao “cancelamento imediato das contas restritas referidas no artigo 5.º da Portaria EHA/2027/2007, de 28 de Junho (BOE de 9 de julho)”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Abanca conclui integração da atividade do Novobanco em Espanha

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião