Demora na cooptação de novo juiz do TC leva a pensão vitalícia do atual vice-presidente

  • ECO
  • 24 Outubro 2022

Vice-presidente do Tribunal Constitucional, Pedro Manchete, assegura aposentação vitalícia por perfazer dez anos naquela função, mas TC não confirma abrangência da regra. Em causa está lei de 1989.

Demora na cooptação do novo juiz do Tribunal Constitucional (TC) leva a que o atual vice-presidente, Pedro Machete, já possa ter acesso a aposentação vitalícia por perfazer dez anos naquela função. Se processo se arrastar, outro juiz beneficiará do mesmo direito, avança a edição desta segunda-feira do Público (acesso condicionado).

O Público pediu ao TC uma confirmação em como o vice-presidente já se encontra abrangido por esta regra, mas a assessoria do tribunal remeteu a aplicação da respetiva lei para a Caixa Geral de Aposentações. Em causa está uma lei que prevê que os juízes com mais de 40 anos de idade e com dez anos de serviço, que tenham sido juízes até ao fim do mandato ou, pelo menos, durante dez anos consecutivos ou interpolados, podem receber subvenção mensal vitalícia, à semelhança do que acontece com deputados e governantes.

A regra em causa foi criada em 1989, quando os mandatos eram de seis anos e sem limite de renovação, mas manteve-se após uma revisão em 1998. Segundo o constitucionalista Jorge Bacelar Gouveia, tanto esta regra da aposentação, como o arrastar do processo de cooptação, são imorais e caso “pode até ser inconstitucional, por violar o principio da igualdade”, garante.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Demora na cooptação de novo juiz do TC leva a pensão vitalícia do atual vice-presidente

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião