“Não haverá aumento de custos para utentes” nos medicamentos, garante ministro da Saúde

Ministro aponta que "Portugal é já um dos países na Europa onde as pessoas do seu próprio bolso comparticipam mais das despesas de saúde". 

Depois de notícias que indicavam a possível subida do preço de medicamentos, o ministro da Saúde assegura que “não vai haver nenhum aumento de custos para os utentes” no pagamento de medicamentos, salientando que “Portugal é já um dos países na Europa onde as pessoas do seu próprio bolso comparticipam mais das despesas de saúde”.

Manuel Pizarro admite que é necessário “relacionar de forma mais clara com indústria farmacêutica”, sendo que vão avançar negociações neste sentido em novembro, em declarações transmitidas pelas televisões.

O ministro assume também que vai existir um “acerto de preço, que há de incluir uma eventual subida dos medicamentos com preços muito baixos mas também descida daqueles com preços muito altos”, mas aponta que daqui deve resultar um “efeito para as pessoas que ou é neutro ou é de diminuição da despesa”.

Quanto às negociações com a indústria, o ministro salienta que serão tocados vários tópicos, salientando por exemplo, que “há qualquer coisa de estranho em que o preço que pagamos por um produto mais ou menos inovador não varie com a quantidade do produto que adquirimos”. Apesar de ser necessário que funcione o “pagamento da inovação”, também destaca a estranheza de se comprar “mil unidades ou 20 mil unidades e pagar o mesmo por cada unidade”: “Tem de ser trazido para cima da mesa na negociação com a indústria”.

Pizarro mostra-se ainda “convencido que numa visão de médio e longo prazo o interesse das pessoas, do Ministério da Saúde e da indústria podem ser alinhados”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Não haverá aumento de custos para utentes” nos medicamentos, garante ministro da Saúde

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião