Air France KLM confirma interesse na TAP

O grupo está "muito familiarizado com a Península Ibérica" e a TAP poderia ser "uma outra opção", disse o presidente executivo da Air France KLM em conferência de imprensa.

A Air France KLM confirma o interesse em entrar no capital da TAP. Na conferência de imprensa de apresentação dos resultados trimestrais, o presidente executivo da transportadora, Ben Smith, admitiu que a TAP pode ser “uma opção”.

O grupo está “muito familiarizado com a Península Ibérica” e a TAP poderia ser “uma outra opção”, disse o responsável, cuja empresa está em plena recuperação, ainda que com um elevado nível de endividamento.

O grupo teve receitas de 8,1 mil milhões de euros no terceiro trimestre, superando em 503 milhões os níveis de 2019. Os resultados operacionais foram de 1,02 mil milhões de euros com uma margem operacional de 12,6%, também ela acima dos níveis de 2019. A dívida líquida desceu para 2,3 mil milhões, face aos níveis do final de 2021.

A Air France KLM “empenhar-se-á definitivamente numa base formal” caso haja uma possibilidade, precisou o responsável numa resposta aos jornalistas sobre o seu interesse pela transportadora portuguesa, que por sua vez deverá apresentar contas na próxima semana. A TAP teve resultados operacionais positivos no primeiro semestre de 2022, “um sinal revelador de que o plano de reestruturação está a ser cumprido com eficácia”, disse no Parlamento o ministro Pedro Nuno Santos.

António Costa revelou, no final de setembro, que o plano do Executivo é vender capital da TAP nos próximos 12 meses, ainda que na proposta de Orçamento do Estado para 2023 não conste nada na rubrica das privatizações. Já este mês, numa ida ao Parlamento, Pedro Nuno Santos disse que a operação de privatização da TAP ainda não tinha começado e que será “decidida no tempo e no modo que melhor defenda o interesse nacional”.

“Foi sempre claro para nós que, num mercado tão fortemente globalizado e competitivo, a TAP não conseguiria sobreviver, a médio prazo, sozinha. A integração da TAP num grupo criaria sinergias importantes e traria resiliência para enfrentar a volatilidade tão característica da aviação”, disse ainda o ministro das Infraestruturas.

(Notícia atualizada com mais informações)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Air France KLM confirma interesse na TAP

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião