Trinidad e Tobago falha no fornecimento de gás à EDP

A EDP admite que o calendário e volumes de fornecimento provenientes de Trinidad e Tobago "não estão a 100%".

A EDP reconhece que estão a sentir-se “alguns problemas operacionais” no que toca ao fornecimento de gás dos contratos a longo prazo (os que abastecem o mercado regulado). “O calendário e volumes não estão a 100%”, indica o responsável financeiro da elétrica, Rui Teixeira.

Confrontado com a questão de se as falhas neste fornecimento serão um evento único ou algo para se manter, Rui Teixeira defende que “não vai necessariamente continuar”. De qualquer forma, afirma que a empresa está a abastecer-se no mercado spot –– diário, com preços mais elevados –, “para ter a certeza” que “cumpre com as suas obrigações”.

Os fornecimentos aqui em causa têm origem em Trinidad e Tobago. A situação acontece em paralelo com as falhas que têm ocorrido da parte da Nigéria, que tem contratos semelhantes — de muito longo prazo, para abastecer o mercado regulado – com a Galp.

A semana passada, a Galp afirmou à Lusa que “tem vindo a adquirir ao longo deste ano gás proveniente de outras fontes [que não a Nigéria] com perdas significativas”, devido “a restrições de fornecimento da Nigéria e por forma a assegurar o fornecimento aos seus clientes, particularmente em Portugal”. A Nigéria invocou motivos de força maior, na sequência das inundações que assolam o país, para justificar possíveis interrupções, as quais ainda não foram quantificadas. A empresa Nigeria LNG afirmou apenas que a redução poderia ser “substancial”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Trinidad e Tobago falha no fornecimento de gás à EDP

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião