Biden avalia aplicar taxa sobre lucros extraordinários no setor energético

Biden considera lucros recorde da Exxon Mobil e Chevron como "inaceitáveis" e acusa-as de "pagarem aos seus acionistas ricos em vez de investirem na produção e reduzirem os custos para os americanos".

Os Estados Unidos deverão seguir o exemplo da União Europeia e aplicar uma taxa sobre os lucros extraordinários das empresas do setor energético.

De acordo com a notícia avançada esta segunda-feira pelo Associated Press, o presidente Joe Biden deverá dirigir-se ao país esta tarde para reagir às notícias “dos últimos dias que dão conta de grandes empresas petrolíferas a obterem lucros recorde, mesmo quando se recusam a ajudar a baixar os preços nas bombas para o povo americano”, respondeu fonte oficial da Casa Branca à agência noticiosa.

O anúncio segue-se à publicação deste sábado na rede social Twitter, onde Biden alertava que “as petrolíferas fizeram milhares de milhões em lucros neste trimestre”, acusando-as de usarem os “lucros recorde para pagar aos seus acionistas ricos em vez de investir na produção e reduzir os custos para os americanos. É inaceitável. É hora dessas empresas reduzirem os preços nas bombas”, escreveu o inquilino da Casa Branca.

Esta não é a primeira vez que Biden se manifesta contra os lucros das petrolíferas. Em junho, o presidente norte-americano criticou a Exxon Mobil por ter “ganho, este ano, mais dinheiro do que Deus”. A adoção de uma nova taxa requeria a aprovação no Congresso, cujo Senado está sob o controlo dos Republicanos e a Câmara dos Representantes dos Democratas.

As petrolíferas norte-americanas ExxonMobil e Chevron anunciaram na semana passada terem terminado o terceiro trimestre com fortes aumentos de lucros, que no caso da primeira atingiram perto de 20 mil milhões de dólares e na segunda situaram-se nos 11 mil milhões de dólares. O volume de negócios da ExxonMobil cresceu 51,9%, para 112.070 milhões de dólares, enquanto as receitas da Chevron aumentaram 49% para 66.644 milhões de dólares.

“Os investimentos que temos feito, mesmo durante a pandemia, permitiram-nos aumentar a produção para atender às necessidades dos consumidores”, destacou Darren Woods, presidente da ExxonMobil. Por seu lado, Mike Wirth, que lidera a Chevron, considerou que se trata de um “sólido desempenho financeiro” no trimestre ao mesmo tempo que a empresa está a aumentar os investimentos e o fornecimento de energia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Biden avalia aplicar taxa sobre lucros extraordinários no setor energético

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião