Noruega vai retomar ajuda à Amazónia após vitória de Lula da Silva

  • Lusa
  • 31 Outubro 2022

"Estamos ansiosos para entrar em contacto, o mais rápido possível, para preparar a retomada da colaboração historicamente positiva entre Brasil e Noruega", disse o ministro do Ambiente da Noruega.

A Noruega indicou esta segunda-feira que retomará a ajuda financeira contra a desflorestação da Amazónia no Brasil após a eleição de Lula da Silva, congelada durante o Governo do Presidente brasileiro demissionário, Jair Bolsonaro.

O anúncio foi feito pelo ministro do Meio Ambiente norueguês, Espen Barth Eide, após a vitória do líder progressista brasileiro, que desde a campanha eleitoral prometeu atuar para conter a destruição da maior floresta tropical do planeta. “Em relação a Lula [da Silva], nós observamos que, durante a campanha, ele enfatizou a preservação da floresta amazónica e a proteção dos povos indígenas da Amazónia“, disse o representante do governo norueguês.

Por isso estamos ansiosos para entrar em contacto com suas equipas, o mais rápido possível, para preparar a retomada da colaboração historicamente positiva entre Brasil e Noruega“, acrescentou.

Governos, políticos e ambientalistas comemoraram a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva como novo Presidente do Brasil e seu compromisso com o que será uma nova era para salvar a Amazónia da degradação “perto de um ponto de não retorno” depois de ter aumentado a sua devastação nos últimos anos, devido à política ambiental do Presidente demissionário.

Desde que Jair Bolsonaro chegou ao poder no Brasil, em janeiro de 2019, a desflorestação vem aumentando progressivamente, chegando a 13.235 quilómetros quadrados na área devastada da Amazónia em 2021, segundo os últimos dados oficiais, embora sem atingir o pico de destruição de 1995, com 29.059 quilómetros quadrados, ou 27.772 em 2004, quando começou a declinar, com Lula da Silva no governo.

Ambientalistas também expressaram satisfação com a vitória de Lula da Silva e seu compromisso com o meio ambiente e a defesa da Amazónia. De acordo com os mais recentes dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, dentro do projeto de monitoramento por satélite (Prodes), a taxa estimada de desflorestação na Amazónia brasileira foi de 13.235 quilómetros quadrados de 01 de agosto de 2020 a 31 de julho de 2021.

Dos grupos ambientalistas, Juan Carlos del Olmo, secretário-geral do Fundo Mundial para a Natureza (WWF, na sigla em inglês), alertou que a Amazónia está “à beira de uma virada catastrófica, devido ao desmatamento desenfreado dos últimos anos”. Não só pela destruição em larga escala da biodiversidade e pela violação dos direitos indígenas, acrescentou, mas também porque enormes áreas de florestas primárias – até agora sumidouros – tornaram-se emissores de carbono, agravando o aquecimento global.

Miguel Ángel Soto, chefe da campanha florestal da organização Greenpeace, também comemorou a mudança de Governo no Brasil e disse que continuarão “a criticar e pressionar governos e empresas” a favor do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável no Brasil.

O ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, João Gomes Cravinho, valorizou, entre outras coisas, a promessa de Lula da Silva de desflorestação zero na Amazónia, “uma medida fundamental para combater as mudanças climáticas e a perda de biodiversidade”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Noruega vai retomar ajuda à Amazónia após vitória de Lula da Silva

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião