Rússia vai retomar participação no acordo de exportação de cereais

  • Joana Abrantes Gomes
  • 2 Novembro 2022

Quatro dias depois de ter suspendido a sua participação na exportação de cereais através do mar Negro, Moscovo volta atrás na palavra e anuncia que vai retomar o seu papel na implementação do acordo.

A Rússia vai retomar a sua participação no acordo que permite à Ucrânia exportar cereais através do mar Negro, depois de, no passado fim de semana, ter suspendido o seu papel no acordo, anunciou esta quarta-feira o Ministério da Defesa russo.

A Federação Russa considera que as garantias recebidas até ao momento parecem ser suficientes para retomar a implementação do acordo“, disse o Ministério da Defesa, em comunicado citado pela agência Reuters.

Moscovo tinha anunciado no último sábado a suspensão da sua participação no acordo de exportação de cereais ucranianos a partir do mar Negro, depois de acusar Kiev de ter atacado a sua frota na Crimeia com 16 drones.

A decisão anunciada esta quarta-feira acontece na sequência de um telefonema, na terça-feira, entre o Presidente russo, Vladimir Putin, e o seu homólogo turco, Recep Tayyip Erdoğan, que, a par com a Organização das Nações Unidas (ONU), foi um dos responsáveis pela negociação do acordo em julho.

No comunicado, o Ministério da Defesa da Rússia admite que é graças à ONU e à Turquia que foi possível obter garantias escritas da Ucrânia de que não utilizaria o corredor humanitário e os portos ucranianos para conduzir operações militares contra Moscovo.

Apesar da mudança de posição do Kremlin, os navios continuaram a exportar cereais a partir dos portos ucranianos, registando um volume recorde na segunda-feira.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Rússia vai retomar participação no acordo de exportação de cereais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião